Carreiras | Empregos

Analista de TI: o que faz, salário e muito mais| Fonte: Envato

O mercado da tecnologia é o que mais oferece oportunidades de trabalho, e o analista de TI está na lista dos profissionais mais buscados. No entanto, ainda existem dúvidas do que realmente esse profissional faz. Um de seus principais objetivos é melhorar os resultados de uma empresa através do trabalho com sistemas de informação. Além disso, tem um papel importante para ajudar a garantir a segurança de redes e sistemas da organização. Mas como isso realmente funciona no dia a dia?

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a carreira de um analista de TI e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho!

O que é preciso para ser um analista de TI?

Em primeiro lugar, um dos principais requisitos para trabalhar como analista de TI é possuir ensino superior completo. Sendo assim, o profissional pode ter formação nos seguintes cursos:

  • Tecnologia da Informação;
  • Ciência da computação;
  • Engenharia da computação;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Sistemas de Informação;
  • Entre outros.

Além disso, para trabalhar como analista, este profissional precisa ter experiência na área. Normalmente, o profissional começa um cargo de nível júnior, como auxiliar ou assistente de suporte. No entanto, não basta somente ter um diploma de um curso superior. Para se destacar no mercado de TI, é preciso ter as soft skills mais desejadas, além de certificados que ajudam no desenvolvimento profissional.

Certificados para potencializar a carreira em TI

Para conseguir uma vaga de analista de TI, as empresas precisam que os profissionais tenham conhecimento sobre segurança da informação, programação, entre outros. Por isso, as certificações são muito importantes para complementar o currículo e tornar o profissional ainda mais capacitado. Veja alguns exemplos de certificações:

  • Certificação ITIL;
  • AWS Certified Solutions Architect – Associate;
  • CCIE;
  • Certificação DELL EMC;
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL;
  • Certificação PMP;
  • Entre outros.

Qual o salário de um analista de TI?

A média de um salário de analista de TI aqui no Brasil é em média de R$6.557,00 (Fonte: Glassdoor). Porém, lembre-se de que o salário pode variar dependendo da região em que o candidato mora. Um fato interessante é que muitas profissões na área de TI permitem um trabalho remoto, dessa forma, existem chances do profissional ganhar bem mais. Até mesmo, pode ter a oportunidade de trabalhar para empresas estrangeiras.

Funções no dia a dia

  • Suporte Técnico: prestar suporte técnico aos usuários, resolvendo problemas de hardware e software e esclarecendo dúvidas para garantir o bom funcionamento dos sistemas.
  • Administração de Redes: configurar, manter e monitorar redes de computadores.
  • Gerenciamento de Sistemas: administrar servidores e sistemas operacionais, realizando atualizações, configurações e garantindo a estabilidade do ambiente.
  • Segurança da Informação: implementar e monitorar medidas de segurança para proteger os sistemas e dados contra ameaças cibernéticas.
  • Backup e Recuperação de Dados: realizar rotinas de backup, garantindo a integridade e disponibilidade dos dados, e desenvolver planos de recuperação em caso de falhas.
  • Gestão de Projetos de TI: participar ou liderar projetos relacionados à implementação de novas tecnologias, atualizações de sistemas e melhorias na infraestrutura.
  • Manutenção Preventiva: realizar manutenções preventivas em equipamentos e sistemas para evitar falhas e garantir o desempenho adequado.
  • Atualização Tecnológica: manter-se atualizado sobre as últimas tendências e avanços tecnológicos, avaliando a aplicabilidade de novas soluções para a melhoria contínua dos processos e sistemas.

Principais áreas de atuação

As atividades de um analista de TI podem variar de acordo com a área de atuação. Isso porque no mercado da Tecnologia da Informação existem diversas possibilidades para desenvolver a carreira. Veja a seguir quais as áreas de atuação que este profissional pode trabalhar:

  1. Suporte Técnico: prestar assistência aos usuários finais, solucionar problemas de hardware e software e fornecer orientação técnica.
  2. Desenvolvimento de Software: participar do ciclo de vida do desenvolvimento de software, incluindo programação, teste e implementação de aplicativos.
  3. Administração de Redes: configurar e manter redes de computadores, garantindo a conectividade e a segurança.
  4. Segurança da Informação: implementar medidas de segurança para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas.
  5. Administração de Sistemas: gerenciar servidores e sistemas operacionais para garantir o desempenho e a estabilidade.
  6. Análise de Dados e Business Intelligence: coletar, analisar e interpretar dados para fornecer insights estratégicos às organizações.
  7. Gestão de Projetos de TI: planejar, coordenar e implementar projetos relacionados à infraestrutura de TI, software e sistemas.
  8. Consultoria em TI: fornecer orientação especializada para ajudar as organizações a tomar decisões estratégicas relacionadas à tecnologia.
  9. Especialista em Cloud Computing: gerenciar e otimizar recursos em plataformas de computação em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud.
  10. Administração de Banco de Dados: gerenciar bancos de dados, incluindo design, implementação, manutenção e otimização de consultas.
  11. Desenvolvimento Web: criar e manter sites e aplicativos web, trabalhando com linguagens de programação e frameworks específicos.
  12. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): desenvolver e implementar soluções baseadas em VR e AR para diversas aplicações, desde treinamento até entretenimento.

Competências de um analista de TI

Para se tornar um profissional desejado pelas empresas, não basta apenas investir nas competências técnicas. É claro que elas são muito importantes, mas as organizações estão de olho nas competências sociais que o profissional possui. São elas que vão contribuir para que o dia a dia no trabalho seja muito mais eficiente. Vamos conhecer algumas delas? 

Inteligência emocional

A inteligência emocional tem relação na forma como a pessoa lida com as próprias emoções e com as dos outros. Ter o autoconhecimento e gerenciamento das emoções é fundamental para não deixar se abalar facilmente.

Trabalho em equipe

O analista de TI não trabalha sozinho. Além de responder a sua liderança, ele também precisa contar com o apoio do assistente que dará todo o suporte necessário.

Comunicação

Uma comunicação clara e objetiva é muito importante para transmitir confiança e credibilidade. Seja para fazer uma apresentação ou escrever um e-mail, a boa comunicação evita erros.

Liderança

Não é preciso ser chefe, para ter espírito de liderança. A soft skill de liderança tem relação com a competência de influenciar pessoas, incentivar, ter iniciativa para realizar os projetos.

Modelo de currículo

Se você está com dificuldades para conseguir emprego na área, o primeiro passo é ter um bom currículo. Por isso, apresentamos a seguir um exemplo de modelo de currículo que você pode utilizar para se candidatar a uma vaga.

Objetivo profissional

O objetivo profissional deve ser claro e direto. Sendo assim, o ideal é que o candidato coloque o cargo para o qual está se candidatando. Por exemplo: analista de TI.

Resumo/Apresentação

O resumo do currículo é uma forma de fazer uma breve apresentação do seu histórico e do que você busca como profissional. Então, se for em um currículo impresso, opte por um resumo curto, de no máximo 4 linhas. Por outro lado, os currículos digitais permitem que o candidato possa escrever mais informações. Aqui na Empregos os candidatos podem escrever até 1500 caracteres, então dá para caprichar nesse resumo, hein!😉

Veja um exemplo:

Profissional de TI com 4 anos de experiência, líder de projetos bem-sucedidos que resultaram em aumento de eficiência operacional e redução de custos. Especializado em administração de redes e segurança da informação.

Experiência profissional

Quando for adicionar as suas experiências profissionais, lembre-se de que é muito importante mencionar o tempo de atuação. Além disso, não esqueça de colocar quais foram as suas principais atividades no cargo, coloque conquistas, sistemas com que trabalhou etc. 

Empresa: Grupo XPT

Cargo: Analista de TI

Período: Jan 2021 – Dez 2023

Atividades: Responsável pela administração e manutenção da infraestrutura de TI em uma rede de shoppings com 10 unidades. Liderei a implementação de medidas de segurança cibernética, resultando em uma redução de 30% nas incidências de ameaças, e coordenação da atualização de sistemas, melhorando a eficiência operacional em toda a rede.

Leia também: Modelos de currículo 2024 – Exemplos para te inspirar

Profissões relacionadas

Onde encontrar vagas para analista de TI

As empresas buscam por candidatos mais bem preparados para atuar no mercado de trabalho e acompanhar as novidades. Mas, muitas organizações ainda enfrentam dificuldades para achar esses profissionais.

Se você é um analista de TI e busca uma oportunidade de trabalho, a Empregos.com.br pode te ajudar!

Com mais de 25 anos de atuação, a Empregos tem acompanhado as tendências do mercado de trabalho e estamos preparados para te ajudar a encontrar a vaga certa! Portanto, não perca tempo! Veja as mais diversas vagas na área de Tecnologia da Informação e aumente as suas chances de conseguir um emprego! Quer aproveitar essa oportunidade?

Faça o seu cadastro, preencha o seu currículo e tenha acesso hoje mesmo a mais de 10 mil vagas de emprego para profissionais de TI!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *