Turismo

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O profissional de turismo planeja e organiza viagens de lazer e negócios. Pode se ocupar de toda a logística da operação, incluindo venda de passagens, reserva de hotéis, transporte de passageiros, recepção de hóspedes, organização de atividades e passeios.

Áreas de atuação

Nas agências de viagens, o profissional elabora e vende pacotes de viagens, oferecendo opções de transporte, hospedagem e passeios. Uma nova vertente do negócio é o ecoturismo, a visita monitorada a áreas de preservação e santuários ecológicos. O profissional também pode atuar no ramo da hotelaria, atendendo hóspedes ou se ocupando da administração. O turismo de negócios é outra vertente do trabalho, voltada para eventos como congressos e reuniões. O bacharel ainda pode se envolver em atividades de marketing e planejamento, estudando o potencial turístico de locais e procurando conhecer e atender as expectativas dos clientes.

Mercado de trabalho

O ano de 2005 foi o melhor na história do turismo brasileiro, o que permite prever um crescimento do setor. O investimento de grupos privados no país também tem aumentado. As áreas de planejamento e hotelaria são as que mais empregam. O setor da aviação oferece oportunidades para profissionais com domínio de idiomas estrangeiros. O Nordeste está expandindo sua infra-estrutura, e no Sul e Sudeste o turismo de negócios é forte, particularmente em São Paulo.

Principais faculdades

AM:
– Manaus – UEA; UniNILTON LINS

BA:
– Salvador – UCSal; Uneb; Unifacs

CE:
– Fortaleza – CEFET; FGF; Unifor

DF:
– Brasília – IESB; UniCEUB

ES:
– Vitória – Favi; Fesv

GO:
– Goiânia – UCG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – FEAD; FUMEC; PUC; UFMG; UMA; UniBH
– Uberaba – Uniube

MS:
– Campo Grande – UCDB; Unaes; Uniderp

MT:
– Nova Xavantina – Unemat

PB:
– João Pessoa – UFPB

PE:
– Recife – UFPE; Unicap

PI:
– Teresina – Uespi

PR:
– Curitiba – PUC; UFPR; Unibrasil
– Londrina – UniFil; UNOPAR

RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – UniCarioca; UNIRIO; Unisuam; UniverCidade; USU

RN:
– Natal – UERN; UFRN; UnP

RS:
– Pelotas – UFPel
– Porto Alegre – PUC

SC:
– Blumenau – FURB
– Florianópolis – UNISUL

SP:
– Campinas – PUC
– São Bernardo do Campo – Metodista
– São Paulo – Anhembi Morumbi; Belas Artes; Cásper Líbero; FECAP; PUC; – São Marcos; Senac; Unibero; Unicid; Unicsul; Uninove; USP

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios