Rádio e TV

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Este profissional participa das várias etapas da programação de rádios e tevês. Ele cria programas, organiza a grade das emissoras, administra equipes, requisita e opera equipamentos. Também roteiriza, dirige e edita programas para transmissão. Na frente das câmeras, pode atuar como apresentador, comentarista e locutor.

Áreas de atuação

Na área de criação, o profissional pode escrever roteiros e apresentar sugestões de programas. Ele pode produzi-los, ocupando-se dos recursos humanos e da infra-estrutura, além de apresentá-los, dirigi-los e editá-los. Ele organiza a grade das emissoras escolhendo quais programas serão exibidos e seus horários. É capacitado para operar equipamentos de áudio, vídeo, luz e edição.

Mercado de trabalho

As oportunidades têm crescido, graças ao desenvolvimento do cinema nacional, do mercado publicitário e das tevês a cabo. O melhor ramo de atuação no momento é o dos roteiristas. Nas grandes emissoras de rádio e tevê, os postos de trabalho devem ser procurados fora do eixo Rio-São Paulo, onde a assimilação de novos profissionais é muito difícil. Produtoras de cinema e tevê absorvem muitos profissionais nas áreas técnicas, de produção e de criação.

Principais faculdades

BA:
– Ilhéus – Uesc

ES:
– Vitória – Faesa

GO:
– Goiânia – UFG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – UFMG

MS:
– Campo Grande – UCDB

MT:
– Cuiabá – UFMT

PB:
– João Pessoa – UFPB

PE:
– Recife – UFPE

RJ:
– Rio de Janeiro – UFRJ

RN:
– Mossoró – Uern
– Natal – UFRN

RS:
– São Leopoldo – Unisinos

SC:
– Canoinhas – UnC

SE:
– São Cristóvão – UFS

SP:
– Santos – Unimonte
– São Bernardo do Campo – Metodista
– São Paulo – Anhembi Morumbi; Belas Artes; Cásper Líbero; Oswaldo Cruz; Unisa

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios