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Gestor de tráfego: o que é, e quais são as funções| Fonte: Envato

O Gestor de Tráfego é o profissional responsável por atrair mais tráfego para uma página na internet. Antes de tudo, é importante entender o que é tráfego. Quando se fala de tráfego do site, estamos falando da movimentação de pessoas que navegam por um determinado site. Ou seja, as ações que ela realiza, como: alcance, visitas e visualizações em qualquer tipo de página na internet, como sites, blogs e redes sociais, por exemplo.

Essa é uma área em que muitas empresas buscam por esse tipo de cargo, mas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Afinal, é necessário que o candidato tenha habilidade para analisar dados e elaborar estratégias que vão contribuir com o tráfego. 

Neste artigo vamos falar sobre o papel do Gestor de Tráfego e como você pode começar a seguir essa carreira.

Saiba o que faz um Gestor de Tráfego

O Gestor de Tráfego é responsável por gerar tráfego para um site. De forma geral, pode-se dizer que ele ajuda a contribuir para o aumento do tráfego. Vamos imaginar que um empresário inaugurou uma nova loja, ele criou um site, mas ninguém conhece o seu serviço ou marca. Neste caso, o gestor de tráfego entra para elaborar estratégias para que as pessoas cheguem até esse site.

Sabe quando você está navegando pela internet e vê um anúncio no Google ou em redes sociais como Facebook e LinkedIn? Pois é, por trás desses anúncios tem um profissional da área que pensou em estratégias para que esse anúncio chegasse até você.

Essa profissão não se resume a criar anúncios, é preciso ter conhecimento em Marketing Digital entre outras habilidades. Seu trabalho conta com muitas funções, quer saber quais são? 

Quais são as funções que um Gestor de Tráfego desempenha?

Explicamos que a função desse profissional não é somente a criação de anúncios. Existem outras funções que ele realiza que contribuem para que a marca/empresa chegue até o público certo. Abaixo, confira as principais funções:

  • Análise de dados: interpretar e analisar dados relacionados ao tráfego online. Por exemplo, como métricas de site, taxas de conversão, comportamento do usuário e fontes de tráfego.
  • Definição de objetivos: é preciso estabelecer metas claras para o tráfego online, com base nos objetivos da empresa.
  • SEO (Search Engine Optimization): otimizar o conteúdo e a estrutura do site para melhorar a visibilidade nos motores de busca, aumentando assim o tráfego orgânico.
  • Campanhas pagas: deve planejar, executar e otimizar campanhas de publicidade paga, como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads.
  • Testes e otimização: realizar testes A/B e outras análises para otimizar elementos como páginas de destino, chamadas para ação (CTAs) e anúncios, visando melhorar as taxas de conversão.
  • Monitoramento de tendências: buscar informações sobre as tendências do setor, mudanças nos algoritmos de motores de busca e novas oportunidades de marketing para ajustar estratégias quando necessário.
  • Relatórios e apresentações: preparar relatórios regulares sobre o desempenho do tráfego.
  • Gestão de orçamento: gerenciar o orçamento alocado para atividades de marketing, garantindo um uso eficiente dos recursos.
  • Compreensão do público-alvo: ter um profundo entendimento do público-alvo, suas necessidades, comportamentos online e preferências para adaptar as estratégias de aquisição de tráfego de acordo.

Como atuar na área?

Se você quer atuar na área, é preciso estar atento para os principais requisitos que o mercado de trabalho exige. Em primeiro lugar, não existe um curso de graduação específico para a área. No entanto, muitos profissionais possuem formação em: Marketing ou Publicidade e Propaganda.

Embora o ensino superior seja um ponto positivo para as empresas, elas estão realmente de olho nos certificados. Ou seja, em cursos específicos para a área. Então, mesmo que você tenha formação em outra área ou ainda esteja estudando, invista em cursos de Gestão de Tráfego. Atualmente, diversas instituições oferecem esse tipo de curso. Além disso, foque em obter certificações importantes para essa carreira. Vamos falar mais sobre elas a seguir.

Habilidades técnicas e comportamentais

Para atuar nessa área, é fundamental que um profissional da área tenha conhecimentos específicos. Isso inclui certificações altamente requisitadas. Veja quais são:

  • Google Ads;
  • Meta Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Google Analytics;
  • Inglês Intermediário ou avançado;
  • Conhecimento em Marketing Digital.

Essas são as exigências mais comuns em relação a competências técnicas. Contudo, também é preciso que esse profissional possua outras habilidades para complementar o seu trabalho, estamos falando das soft skills. Veja alguns exemplos:

  • Boa comunicação escrita;
  • Trabalho em equipe;
  • Boa comunicação oral para participar de reuniões;
  • Organização;
  • Liderança.

Qual é o salário de um Gestor de Tráfego?

Um gestor de tráfego pode ganhar em média R$ 4.310 (fonte: Glassdoor). Sendo que o salário pode variar entre R$ 1.620 para gestor de tráfego iniciante e chegar até R$ 12.912 para cargos de liderança. Lembre-se de que esses valores têm influência de acordo com a região e porte da empresa.

Mercado atual

O mercado está favorável para quem deseja atuar como gestor de tráfego. Isso porque as empresas estão cada vez mais digitais. Então, elas precisam do apoio desse profissional para ajudar nas campanhas e tornar a empresa mais conhecida. Dessa forma, isso também contribui para as vendas desse negócio.

Um ponto importante para entender é que quem atua nessa profissão está na área de atração da empresa. Ou seja, ele faz parte de outros profissionais que trabalham para atrair o público certo para uma determinada empresa. E assim, contribuir para que esse público vire um cliente/consumidor.

O gestor de tráfego pode trabalhar em diversos setores que atuam na internet. Pode ser em agências de marketing digital ou para as próprias empresas atuando no departamento de marketing.

Conheça os tipos de Gestor de Tráfego

Nesta carreira, o profissional pode ter uma função muito ampla. Dependendo do que o profissional deseja seguir ou o que a empresa busca, existem divisões que centralizam as funções do profissional. Veja:

  • Social Ads: nesta área, o gestor foca em criar anúncios em redes sociais. Elas podem ser o Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo.
  • Google Ads: o foco é criar e gerenciar anúncios que são exibidos em ferramentas de busca como o Google.
  • Multidisciplinar: Esse é o tipo mais buscado pelas empresas, pois é um profissional que possui conhecimento em todas as áreas como Social, Google e Mídia programática, por exemplo.

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