Fonoaudiologia

por
http://www.empregos.com.br

O que é

A fonoaudiologia trata das deficiências de voz, audição, escrita e leitura. Essas limitações têm causas físicas e psicológicas. O fonoaudiólogo trabalha com otorrinolaringologistas, psicólogos e dentistas, cuidando de problemas que vão da dificuldade na mastigação à de compreender um texto escrito. Auxiliam profissionais da voz como atores, cantores e palestrantes.

Áreas de atuação

Crianças com dificuldade na aprendizagem podem necessitar da ajuda do fonoaudiólogo para articular palavras ou escrever corretamente. Idosos com mal de Parkinson ou de Alzheimer também necessitam desse tipo de tratamento. Outra área é a de prevenção e tratamento de perda auditiva em ambientes de trabalho. Os profissionais atuam em parceria com dentistas e otorrinos na correção de problemas de mastigação e deglutição. Orientam cantores e palestrantes nos cuidados e técnicas de uso da voz.

Mercado de trabalho

O serviço público de saúde oferece as melhores colocações e existe a possibilidade dessa modalidade de tratamento se tornar obrigatória em centros de atendimento. Maternidades e hospitais contratam profissionais para auxiliar bebês com dificuldade de sucção e pacientes com problemas de deglutição. Os profissionais que usam a voz como ferramenta de trabalho, como cantores, políticos e operadores de telemarketing, utilizam os conhecimentos e técnicas do fonoaudiólogo. Escolas e clínicas buscam sua ajuda para crianças e idosos com deficiências de fala, comunicação e alfabetização.

Principais faculdades

AL:
– Maceió – Uncisal

AM:
– Manaus – UniNILTON LINS

BA:
– Salvador – UFBA; Uneb – BA

CE:
– Fortaleza – Unifor

ES:
– Vila Velha – UVV
– Vitória – Faesa

GO:
– Goiânia – UCG

MG:
– Belo Horizonte – FEAD; PUC; UFMG
– Uberaba – Uniube

MS:
– Campo Grande – UCDB
PA:
– Belém – Unama

PE:
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – PUC
– Londrina – UNOPAR

RJ:
– Rio de Janeiro – UFRJ
– Petrópolis – UCP

RN:
– Natal – UnP

RS:
– Santa Maria – UFSM

SC:
– Itajaí – Univale

SP:
– Campinas – PUC; Unicamp
– Ribeirão Preto – Unaerp
– São Paulo – FCMSCSP; PUC; São Camilo; Unifesp; USP

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios