Carreiras | Empregos

O que é
Preservar e explorar conscientemente os recursos florestais são atribuições desse profissional. Ele desenvolve técnicas de plantio, adaptação a novos ambientes, reflorestamento e até manipulação genética. Atua como consultor de empresas privadas e setores governamentais para avaliar o impacto da ação humana em parques, reservas e áreas de plantação.
Áreas de atuaçãoengenhariaflorestal
Parques e reservas florestais são um dos locais de trabalho do engenheiro florestal, onde ele estuda o aproveitamento responsável dos recursos, como madeiras, óleos vegetais e resinas. Nas cidades, ele pode coordenar a arborização de parques e outras áreas urbanas. Faz pesquisas para conhecer plantas e sementes e potencializar suas qualidades por meio da manipulação genética. Auxilia na recuperação de áreas degradadas.
Mercado de trabalho
O mercado está em expansão, principalmente nas empresas de plantio e reflorestamento com fins comerciais. As indústrias de celulose, papel e móveis, entre outras, empregam especialistas na extração de produtos vegetais. Empresas de reciclagem de lixo também procuram esse profissional, assim como ONGs e prefeituras que buscam orientação para projetos de arborização. Órgãos públicos como o Ibama têm realizado concursos para contratar engenheiros florestais.
Principais faculdades
AC:
– Cruzeiro do Sul – Ufac
AM:
– Manaus – UEA
BA:
– Vitória da Conquista – Uesb
DF:
– Brasília – UnB
ES:
– Alegre – UFES
GO:
– Ipameri – UEG
MG:
– Viçosa – UFV
MT:
– Cuiabá – UFMT
PA:
– Belém – Ufra
PB:
– Patos – UFCG
PE:
– Recife – UFRPE
PR:
– Curitiba – UFPR
RJ:
– Seropédica – UFRJ
RS:
– Santa Maria – UFSM
SC:
– Lages – Udesc
SE:
– São Cristóvão – UFS
SP:
– Botucatu – Unesp
– Piracicaba – USP

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.