Por conta da importância para o bom andamento de lares e empresas de todos os segmentos e tamanhos, o setor de limpeza não conhece o que é crise. Essa realidade confere ao profissional da limpeza grande oportunidade no mercado de trabalho.
Para se ter uma ideia, de acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor de conservação e limpeza gera emprego e renda para 1,6 milhões de pessoas, em mais de 13 mil empresas especializadas em todo o país. Neste post vamos abordar como é o mercado de trabalho para o profissional da limpeza e como você pode desenvolver habilidades para acompanhar essa demanda. Confira!
Terceirização é oportunidade para profissional da limpeza
O setor de limpeza é fundamental para qualquer tipo de empreendimento, já que a organização e a higiene favorecem a produtividade. Nesse cenário, a terceirização desses serviços é cada vez mais usual, visto que apresenta melhor custo x benefício para o contratante, além de ajudar a garantir a produtividade.
Um fator positivo que eleva a possibilidade de contratação de profissionais utilizando empresas especializadas é que a prestação de serviços tende a ganhar mais espaço com as mudanças na lei da terceirização. A lei rege que todas as atividades organizacionais defende que elas podem ser executadas sem vínculos empregatícios diretos entre contratante e contratada.
Isso significa mais oportunidade de emprego para profissionais que buscam por uma oportunidade de trabalho. A flexibilização das horas trabalhadas é outro benefício para os trabalhadores e empregadores.
Faixa salarial do profissional da limpeza
A média de remuneração para esse profissional é de R$ 1.205,33 de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregos) e o Ministério do Trabalho em pesquisa divulgada no site Salário.
A renda é referente a uma jornada de trabalho de 43 horas semanais para auxiliares de limpeza. O teto salarial é de R$ 1.821,52. Para esse valor, são considerados profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT em todo o país.
Dicas de como se comportar no mercado de trabalho
Comportamentos adequados são fundamentais para qualquer profissão, e no segmento de limpeza não é diferente. Se você tem interesse em atuar nessa profissão, fique atento às nossas dicas!
Estabeleça uma rotina de trabalho
Ter uma rotina organizada na área de limpeza é fundamental para o sucesso na profissão. Isso porque sempre existirão muitas demandas, e você terá de estabelecer prioridades e ainda dar conta de tudo o que não pode deixar de ser feito.
Essa realidade exige domínio da função, assim como o estabelecimento de horários e um cronograma bem-feito. Tenha sempre os materiais necessários para a realização das tarefas e evite o acúmulo de tarefas para o dia seguinte.
Seja pontual e responsável
Assim como em qualquer outra profissão, a pontualidade e a responsabilidade são fundamentais para se obter sucesso na carreira. Essas atitudes também fazem parte da formação da sua imagem profissional. Portanto, esteja atento e dedique-se para ser reconhecido como um bom colaborador.
Seja gentil com os demais colegas
Ser prestativo, gentil e educado torna você uma pessoa mais agradável, e isso faz com que se relacione melhor com as outras pessoas, tornando a rotina mais agradável e, inclusive, pode ajudar no seu desempenho profissional.
Como vimos ao longo da leitura, ser um profissional de limpeza é uma excelente forma de garantir emprego e renda, sendo uma importante entrada para o mercado de trabalho. Para garantir uma vaga, aperfeiçoe as suas habilidades e competências para crescer na carreira.
Se você gostou deste post sobre como é o mercado de trabalho para o profissional da limpeza, acesse nosso site e cadastre-se para buscar as melhores oportunidades de trabalho!
Comentários 0 comentário