Ciências Aeronáuticas

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Esse profissional se ocupa da operação e manutenção de aeronaves e da administração de aeroportos. Como comandante, pilota aviões e helicópteros e se encarrega de todos os procedimentos de vôo, da tripulação, da segurança e da comunicação com as torres de comando. O bacharel em ciências aeronáuticas atua para companhias aéreas e nos aeroportos cuidando da logística e da administração.

Áreas de atuação

O comandante e o co-piloto se encarregam de todos os aspectos da operação da aeronave, desde a manutenção correta dos aparelhos até a segurança dos passageiros. Pilotos particulares cuidam pessoalmente do abastecimento e da manutenção de aviões e helicópteros. O profissional pode ainda optar pela área de perícia e segurança, assegurando a integridade de pessoas e equipamentos e investigando acidentes. Com administrador, gerencia todas as etapas do vôo, desde a venda de passagens até a colocação da carga nas aeronaves.

Mercado de trabalho

O ramo é muito disputado. Embora o mercado de aviação brasileiro tenha crescido, existem empresas aéreas aumentando sua frota, como a Gol, e outras dispensando profissionais, como a Varig. Nessas empresas a demanda maior tem sido por co-pilotos e agentes de segurança. Órgãos de controle como Infraero e Anac contratam especialistas em tecnologia de manutenção aeronáutica. A aviação executiva, com aeronaves de pequeno porte e helicópteros, tem crescido muito e empregado mais profissionais que a aviação civil, que exige muitas horas de vôo. O Brasil já tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo. O piloto de helicóptero encontra trabalho estável nas plataformas petrolíferas da Petrobras.

Principais faculdades

GO:
– Goiânia – UCG

MG:
– Belo Horizonte – FUMEC
– Uberlândia – UNIUBE

PR:
– Londrina – UNOPAR

RJ:
– Rio de Janeiro – Estácio; UVA

RS:
– Porto Alegre – PUC

SP:
– Bauru – ITE
– São José dos Campos – ITA
– São Carlos – USP
– São Paulo – Anhembi Morumbi

Esta matéria ajudou você?

+ 4 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios