Arqueologia

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O arqueólogo estuda civilizações antigas por meio dos vestígios encontrados nos locais que ocuparam. Empregando técnicas de escavação, ele descobre restos como objetos e ossadas e utiliza seu conhecimento histórico para determinar a identidade e os hábitos de povos desaparecidos. Também trabalha em lugares onde serão realizadas obras de infra-estrutura, como estradas e ponte, para determinar se são sítios arqueológicos. Análises ambientais também podem ser realizadas por esse profissional.

Áreas de atuação

O trabalho de campo do arqueólogo envolve descobrir e escavar locais habitados no passado por povos desaparecidos, em busca de provas de sua existência. Em laboratórios, universidades e centros de pesquisa, ele analisa e cataloga objetos e elabora estudos científicos. O profissional ainda integra equipes de avaliação de dano ambiental e de construtoras.

Mercado de trabalho

A primeira turma de graduação em arqueologia vai se formar em 2008. No momento existem vagas em escritórios de arquitetura para a elaboração de relatórios arqueológicos, uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente para obras de infra-estrutura como estradas e hidrelétricas. A consultoria é outra opção de trabalho.

Principais faculdades

GO:
– Goiânia – UCG

PI:
– São Raimundo Nonato – Univasf

Esta matéria ajudou você?

+ 6 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios