Carreiras | Empregos

por Maria Inês Felippe
A premissa básica é fazer mais com menos, buscar alternativas, criar novas estratégias, produtos, garimpar oportunidades é criar e agir de maneira inovadora. As empresas que olham para o futuro necessitam de pessoas criativas, inovadoras, possibilitando maior competitividade.
O passo inicial é o incentivo ao uso do potencial criativo, que é inerente a todo o ser humano, todo nascem potencialmente criativos, isso é um fato, mas infelizmente somos criados para buscarmos somente uma resposta e, o que é pior, uma resposta certa.
Uma empresa, na fase inicial do seu crescimento, dá-se através da criatividade do dono e de alguns funcionários, mesmo porque, no começo, o quadro de funcionários tende a ser bastante enxuto. Com o passar do tempo a empresa vai crescendo através de outros mecanismos, tais como liderança, controle, ocasionando em alguns casos uma série de mecanismos bloqueadores e cada vez mais vai se distanciando da origem. A criatividade é a saída para a formação de unidades de negócio, ou seja, novamente a companhia torna-se pequena e a criatividade é retomada, e novamente começa a crescer.
Rever todo este processo interno, normas, regulamentos e estratégias de liderança será o primeiro passo para a utilização e resgate do potencial criativo. Sabendo que todos possuem este potencial, nada mais estratégico do que utilizá-lo. É interessante achar a correlação para o processo criativo, para de pensar “ou é isso, ou é aquilo”, e começar a agir em busca da criatividade coletiva, que prega a diversidade, a união de várias opiniões sobre um mesmo tema.
Nos programas de treinamento que temos desenvolvido evidenciamos vários aspectos, tais como: que é preciso ter várias idéias para chegarmos a uma boa idéia, assim como não necessariamente devemos ter uma idéia sofisticada, ressaltamos que quanto mais simples melhor e finalmente não precisamos ter somente uma grande idéia, pode ter uma pequena idéia, porém de grande valor.
Exercitemos o “Faz de conta” com alguns exemplos:

  • Faz de conta que não temos este produto desta forma, como podemos melhorar?
  • Faz de conta que não realizamos as atividades desta forma, que outra forma podemos fazer?
  • Faz de conta que vamos criar uma nova empresa, como ela seria?
  • Faz de conta que não tivéssemos estes produtos, desta forma, como poderia ser?

Trabalhamos com o potencial perceptivo com o exercício Ai teemmm! Como ponto de partida para geração de idéias até formatarmos o “Poço de Idéias” e sua administração.
Hoje vivemos no mundo da inovação, adaptando, melhorando o que já existe, utilizando como estratégia à criatividade, mas podemos cria o “AH!” e surpreender através de uma ação criativa.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.