13 / 04 / 2016

Veja como calcular a aposentaria

Saiba quais são as três principais formas de se aposentar e como calcular aquela que mais lhe oferece vantagens
por
http://carreiras.empregos.com.br/

A Previdência Social, mais conhecida pelos brasileiros como aposentadoria, é o pagamento de uma renda mensal, feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao profissional que já parou de trabalhar.

Na verdade, é o retorno de uma contribuição mensal descontada diretamente da sua folha de pagamento ao longo dos anos em que esteve ativo no mercado de trabalho. A conquista desse direito, não depende só da idade e varia bastante segundo o perfil de cada trabalhador.

Abaixo, você confere quais são as modalidades que determinam quando o trabalhador pode se aposentar e como fazer o cálculo da aposentadoria:

Como fazer o calculo aposentadoria

Aposentadoria 85/95
É o programa que mais garante o recebimento do valor integral da sua aposentadoria. Os números 85 e 95 são, na verdade, a soma da idade do trabalhador ao tempo total em que contribuiu para o INSS. Para as mulheres, essa soma deve resultar em 85. Para os homens, 95.

A partir de 2019, a modalidade adquire um caráter progressivo, e calculará a expectativa de vida dos trabalhadores através de um sistema de pontos. Para saber mais, confira quais são as novas regras da aposentadoria para os próximos anos.

Aposentadoria por idade
Homens que tem 65 anos de idade, e mulheres com 60, podem se aposentar por idade. É preciso, no entanto, ter contribuído com o INSS por no mínimo 15 anos e, no máximo 30 anos.

Isso significa que quem se aposenta por idade com 15 anos de contribuição recebe o valor parcial de sua aposentadoria. Quem se aposenta com 30 anos ou mais como contribuinte recebe o valor integral. Portanto, é a modalidade ideal para quem começou a contribuir mais tarde com o INSS.

Aposentadoria por tempo de contribuição com o fator previdenciário
Aqui, vale apenas o tempo de contribuição, sem considerar a idade. É preciso ter, no caso dos homens, 35 anos de contribuição. Para as mulheres, são 30 anos.

Para calcular quanto vai receber, é preciso multiplicar o valor integral da sua aposentadoria ao fator previdenciário, o que faz com que o trabalhador acabe recebendo menos, caso decida se aposentar mais cedo. Mas, para quem contribuiu por muito tempo, o valor pode ser até maior que o sistema 85/95.

No site do Instituto de Estudos Previdenciários, você faz a simulação do fator previdenciário de forma automática, apenas preenchendo seus dados.

Simulação da aposentadoria
É importante fazer o cálculo da aposentadoria com a quantidade certa dos anos que contribuiu para o INSS. Qualquer erro pode te fazer acreditar que precisa trabalhar alguns anos a mais para se aposentar, sem necessidade. O Portal SIBE – Sistema Integrado de Benefícios, dispõe uma calculadora online para você saber o tempo de contribuição para o INSS.

E você, optou por alguma dessas modalidades para se aposentar? Conte para nós nos comentários!

Esta matéria ajudou você?

+ 77 pessoas ajudadas

Comentarios