Celular hoje é um item indispensável. Foi-se a época que sua utilidade era somente fazer e receber ligações e enviar mensagens, agora vai bem além, são tantas funcionalidades que até a antiga agenda de compromissos foi substituída pelo celular na empresa.
O problema é que essas facilidades criam certa dependência do uso frequente do celular na empresa e acaba por distrair e muitas vezes atrapalhar no desempenho da pessoa, e algumas vezes seus colegas, no trabalho.
Toques barulhentos e irritantes, mensagens que chegam a todo o momento, conversas longas e em tom alto… Além de ser uma falta de respeito, isso tira a atenção das atividades, atrasa prazo e entregas, aumenta o índice de erros, entre tantas outras coisas, que prejudica o funcionário e a empresa.
Levando tudo isso em consideração a pergunta que se faz é: pode-se proibir o uso do celular na empresa durante o expediente? A resposta é sim e não. Mais uma vez, não existe uma lei em específico, o que é levado em consideração é o regimento interno da empresa.
Caso não haja nenhum tipo de aviso, ou regra descrita em contrato ou divulgada em quadro de avisos, o que vale é o bom senso do empregado.
Se o empregador notar uma queda de desempenho, aumento no número de erros, o incômodo dos colegas, falta de atenção ou até mesmo risco de acidente, é passível de punição do funcionário. E em caso de reincidência, até demissão por insubordinação.
Muitas empresas já têm no regulamento interno a proibição, além de avisos. Nesse caso o funcionário está ciente disso no momento da contratação, e por isso não há nem discussão, o uso do aparelho pode sim levar a demissão. Porém, nesses casos a empresa deve disponibilizar um telefone para que o funcionário possa efetuar e receber ligações em caso de emergência.
Confira algumas dicas de etiqueta para o uso do celular na empresa:
• Antes de qualquer coisa, tenha bom senso.
• Você não trabalha sozinho, um celular tocando incomoda bastante, assim como um celular vibrando na mesa insistentemente também.
• Quando for participar de uma reunião, palestra ou algo do gênero, desligue seu celular, ou caso esteja aguardando uma ligação importante, deixe no vibra-call. Além de constrangedor, é extremamente incômodo ser interrompido durante a discussão ou explicação de assuntos importantes.
• Verifique se sua empresa tem algum tipo de regra ou norma para o uso de celular. Regras são criadas visando o bem estar do ambiente, e não tentando prejudicar o funcionário.
• Aquela fofoca ou conversa com os amigos pode esperar até o almoço. Procure sempre silenciar os grupos do Whatsapp ou Messenger.
• Se for necessário atender a uma ligação, saia da sala. Ninguém precisa saber da sua conversa.
• Caso a empresa não tenha nenhum tipo de regra, não abuse. Não seja o motivo que vai levar a empresa a repensar sobre vetar o uso do celular.
Comentários 0 comentário