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Celular hoje é um item indispensável. Foi-se a época que sua utilidade era somente fazer e receber ligações e enviar mensagens, agora vai bem além, são tantas funcionalidades que até a antiga agenda de compromissos foi substituída pelo celular na empresa.

O problema é que essas facilidades criam certa dependência do uso frequente do celular na empresa e acaba por distrair e muitas vezes atrapalhar no desempenho da pessoa, e algumas vezes seus colegas, no trabalho.

 

Celular na empresa

Uso correto do celular na empresa


 

Toques barulhentos e irritantes, mensagens que chegam a todo o momento, conversas longas e em tom alto… Além de ser uma falta de respeito, isso tira a atenção das atividades, atrasa prazo e entregas, aumenta o índice de erros, entre tantas outras coisas, que prejudica o funcionário e a empresa.

Levando tudo isso em consideração a pergunta que se faz é: pode-se proibir o uso do celular na empresa durante o expediente? A resposta é sim e não. Mais uma vez, não existe uma lei em específico, o que é levado em consideração é o regimento interno da empresa.

Caso não haja nenhum tipo de aviso, ou regra descrita em contrato ou divulgada em quadro de avisos, o que vale é o bom senso do empregado.

Se o empregador notar uma queda de desempenho, aumento no número de erros, o incômodo dos colegas, falta de atenção ou até mesmo risco de acidente, é passível de punição do funcionário. E em caso de reincidência, até demissão por insubordinação.

Muitas empresas já têm no regulamento interno a proibição, além de avisos. Nesse caso o funcionário está ciente disso no momento da contratação, e por isso não há nem discussão, o uso do aparelho pode sim levar a demissão. Porém, nesses casos a empresa deve disponibilizar um telefone para que o funcionário possa efetuar e receber ligações em caso de emergência.

 
Celular na empresa 2
 

Confira algumas dicas de etiqueta para o uso do celular na empresa:

Antes de qualquer coisa, tenha bom senso.

Você não trabalha sozinho, um celular tocando incomoda bastante, assim como um celular vibrando na mesa insistentemente também.
Quando for participar de uma reunião, palestra ou algo do gênero, desligue seu celular, ou caso esteja aguardando uma ligação importante, deixe no vibra-call. Além de constrangedor, é extremamente incômodo ser interrompido durante a discussão ou explicação de assuntos importantes.
Verifique se sua empresa tem algum tipo de regra ou norma para o uso de celular. Regras são criadas visando o bem estar do ambiente, e não tentando prejudicar o funcionário.
Aquela fofoca ou conversa com os amigos pode esperar até o almoço. Procure sempre silenciar os grupos do Whatsapp ou Messenger.
Se for necessário atender a uma ligação, saia da sala. Ninguém precisa saber da sua conversa.
Caso a empresa não tenha nenhum tipo de regra, não abuse. Não seja o motivo que vai levar a empresa a repensar sobre vetar o uso do celular.

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