Décadas passadas, o marketing pessoal era fundamental aos profissionais da área de vendas ou os que lidavam com pessoas. Profissionais de outras áreas precisavam apenas realizar suas tarefas com precisão; pouco importava a imagem que os outros tinham deles, mas isso mudou.
O marketing pessoal é tão importante quanto o conhecimento e a experiência profissional, pois integra o conjunto de competências requeridas pelo mercado de trabalho. É um diferencial competitivo sustentável. Isso significa que: não basta ser bom, é preciso mostrar que você é bom.
Mas não adianta saber se comunicar, se vestir bem, ter boas relações interpessoais e estar bem informado, se o profissional não domina tecnicamente o assunto de sua área de atuação ou não consegue alavancar resultados para a empresa na função em que se encontra. Nesse caso, o indivíduo não está fazendo marketing pessoal, e sim uma propaganda enganosa.
O marketing pessoal é construído com base nos 4 “P’s” do marketing
- Produto (profissional) – Para ser notável, você precisa, antes de tudo, possuir características de um verdadeiro talento. Pessoas talentosas são criativas, hábeis, confiáveis, batalhadoras e bem-humoradas. Mas devem tomar cuidado com a falta de disciplina, pois geralmente apresentam problemas na execução de tarefas. Outra competência imprescindível é possuir conhecimentos múltiplos e saber trabalhar em diferentes estruturas.
- Preço (salário) – Na hora de estipular um valor médio para seu salário, não tenha medo de elevar a quantia. Nós sempre associamos o mais caro à melhor qualidade. Portanto, não aceite qualquer proposta. No caso de um profissional em início de carreira sem experiência, o recomendado é ofertar seu trabalho por um preço baixo, mas deixar claro que depois ele irá sofrer alteração.
- Ponto de venda (área de atuação) – Sua área de atuação deve ser bastante extensa, abrangendo além do local de trabalho. Uma dica importante é sempre tratar bem as pessoas ao seu redor, ser solícito e educado. Ser expansivo também é fundamental para ampliar os horizontes, e lembre-se de se posicionar nos lugares certos, sempre.
- Promoção (comunicação) – Comunicação é a alma do negócio, nos dias de hoje – independentemente de seu campo profissional. Manter uma rede de relacionamentos e alimentá-la constantemente é essencial. O êxito na carreira consiste em ser e parecer um bom profissional, pois as aparências não duram muito tempo – você terá de provar sua competência cedo ou tarde.
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