12 / 08 / 2015

Trabalho no exterior: conheça suas vantagens e desvantagens

A perspectiva de trabalho no exterior, e consequentemente morar fora do país é incrível, mas como tudo na vida, tem seus pontos ruins.
por
http://www.empregos.com.br

Trabalhar em uma multinacional hoje não é mais tão difícil, já que muitas delas abriram filiais e sucursais no nosso país e isso facilita a chance de abertura para uma vaga de trabalho no exterior.

Quais são os tipos de trabalho no exterior:


Transferência na empresa.
Sua empresa abre uma sucursal, ou ela é de origem estrangeira, e alguns funcionários são realocados.

Em alguns casos o salário sofre alteração, é pago auxílio-moradia, curso de idiomas, passagens aéreas, e talvez até uma mesada para o cônjuge, caso seja liberada a ida dele junto.


O trabalho no exterior enriquece seu currículo

O trabalho no exterior enriquece seu currículo


Temporário.
Você trabalha por um curto período de tempo. Maioria das pessoas trabalham temporariamente durante um intercâmbio, ou em hotéis, parques de diversão e outros estabelecimentos que tem um número maior de clientes e visitantes durante temporadas ou períodos de férias.


Au Pair.
Também é um tipo de trabalho no exterior temporário, mas com uma maior duração. É extremamente voltado ao público feminino, já que geralmente o emprego é para baby-sitting (babá) em casas de família.


Cruzeiros.
A princípio temporários também, mas com chances de efetivação. São voltados para todos os públicos devido a sua grande variedade de funções, desde equipe de limpeza, cozinheiros, recreadores, vendedor em lojas dentro do navio, manicure e cabelereiro, entre vários outros.


Quais as vantagens de conseguir um trabalho no exterior.
Conhecer um novo ritmo de trabalho, uma ou mais culturas diferentes. Amplia sua perspectiva do mundo e te ensina a viver por conta. Novas experiências são vividas diariamente, o convívio com pessoas completamente diferentes e com um ritmo diferente enriquece e amplia o crescimento pessoal e profissional.

Muitas empresas buscam hoje pessoas com facilidade para lidar com as adversidades, problemas e que consigam se adaptar a novas situações com facilidade. Uma pessoa que já trabalhou no exterior aprende tudo isso.


E quais são as desvantagens de um trabalho no exterior?
O choque cultural pode ser muito grande e assustador. A alimentação e clima também podem causar grande desconforto.
A falta de amigos e família próximos costuma ser o maior motivo de reclamação de que trabalha fora. A dificuldade de se comunicar e estreitar laços com os estrangeiros também é um grande incômodo.


Há também bastante reclamação de que algumas empresas não valorizam a experiência adquirida com o trabalho no exterior.

Muitas empresas oferecem vagas de trabalho temporário em diversos países, a fim de evitar a entrada ilegal nos países. E algumas empresas já oferecem a opção de trabalhar enquanto se faz intercâmbio. Caso sua empresa não tenha filial em outros países, vale a pena conferir.

Esta matéria ajudou você?

Comentarios