Testes para seleção: entenda o que é avaliado neles

Testes para seleção estranhos e muitas vezes sem sentido acabam mostrando para o recrutador bem mais do que você imagina.
por
http://www.empregos.com.br

Quem nunca teve que realizar algum teste para seleção durante um processo seletivo, e acabou achando estranho a atividade pedida? Montar coisas com pecinhas, escrever, completar desenhos, responder a um questionário… A variedade dos testes aplicados para seleção é enorme.

Mas muitas vezes fazemos esses testes e não entendemos ao certo o que é avaliado, qual o real motivo para aplicá-lo. Na maioria das vezes o nervosismo e ansiedade do candidato podem influenciar no resultado do teste, por isso é importante fazer com calma, tendo consciência de que não existe resposta certa ou errada nos testes de seleção.

 

Testes para seleção

Entenda os testes para seleção aplicados pelas empresas nos processos seletivos

 

Para quê servem esses testes para seleção?

O objetivo do teste para seleção é ver se existe uma ligação entre o perfil do candidato e o perfil da empresa. O que facilita identificar se o candidato irá se adaptar ao cargo, se ele também irá sentir-se motivado com as atividades etc.

Alguns testes são criados e aplicados por psicólogos, já que é preciso avaliar os aspectos intelectuais, cognitivos, de personalidade e técnica do candidato.

 

Quais são os testes para seleção mais aplicados?

Wartegg
O teste consiste em completar desenhos que são apresentados na metade superior da folha de aplicação, em um retângulo dividido em 8 quadrados. Em cada quadrado há um sinal-estímulo (uma linha ou um ponto desenhado), onde o candidato deve continuar com o que lhe vier à cabeça. Depois ele deve anotar a sequência de realização dos desenhos nos quadradinhos ao lado do número de cada desenho. Na metade inferior da folha deve escrever o que cada um deles significa e responder a quatro perguntas sobre as suas preferências e rejeições. Normalmente, o teste dura de 15 a 20 minutos, e pode ser aplicado de forma individual ou em grupo.

 

Zulliger
Outro teste para seleção muito utilizado pelas empresas hoje em dia é o Zulliger, sendo um teste profundo que avalia a estrutura básica da personalidade, incluindo sentimentos e evidenciando seus medos e preconceitos. No teste o candidato recebe três pranchas com manchas de tinta e deve dizer com o que elas se parecem e o que poderiam ser. Suas respostas e reações são anotadas e logo após são feitas perguntas para esclarecer os aspectos que contribuíram para a formação das respostas. Todas as respostas são então classificadas e lhe são atribuídas vários códigos, conforme critérios padronizados.

 

QUATI
Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia, que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. É uma tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas Organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.

 

AC (Atenção Concentrada)
Teste que objetiva mensuração da atenção, concentração, rapidez e exatidão. Pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. Indicado para seleção de pessoal, principalmente aos cargos de digitadores, datilógrafos, programadores, telefonistas, redatores etc.

 

Grafológico
É um teste que avalia a personalidade por meio da escrita. É possível, através deste teste, conhecer as características pessoais do escritor, bem como, a evolução de sua personalidade, sendo necessário para tanto possuir amostras de grafias em diversos momentos de sua vida.

Esta matéria ajudou você?

Comentarios