Carreiras | Empregos

Talento não é tudo – descubra os 13 princípios para você superar seus talentos e maximizar suas habilidades
Autor: John C. Maxwell
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 336
Preço: R$ 29,90
Em nova obra, autor consagrado ressalta habilidades comuns e desmistifica o talento como privilégio de poucos
Por Paulo Vinicius Cerávolo, especial para o Empregos.com.br
Todas as pessoas têm talento para alguma coisa. Soa como um pensamento politicamente correto para você? Para John C. Maxwell é um fato simples, do qual ele parte para tecer suas considerações sobre pessoas talentosas e aquelas realmente especiais em seu mais recente livro: Talento não é tudo – descubra os 13 princípios para você superar seus talentos e maximizar suas habilidades (Editora Thomas Nelson Brasil).
Quer dizer que há uma diferença entre elas e que ter talento não basta? É exatamente o que o autor sustenta. Mas antes de se apavorar, imaginando que vai se falar em habilidades extraordinárias e enfileirar um rol de grandes personalidades que fazem você se sentir minúsculo, ouça essa: Maxwell, pelo contrário, lista uma série de atitudes que qualquer indivíduo pode adotar para maximizar seu talento e, assim, alcançar grandes objetivos.
Tal como prometido no subtítulo, o livro elenca 13 “escolhas que agregarão valor ao seu talento” ao alcance de todos. Algumas delas são bastante previsíveis, como “acreditar estimula seu talento”, “a responsabilidade fortalece seu talento” ou “o trabalho em equipe multiplica seu talento”, mas se essas dicas fossem tão redundantes não haveria pessoas mal sucedidas nem talentos desperdiçados, certo?
Por outro lado, Maxwell menciona algumas posturas que podem impulsionar o talento natural de cada um, de modo a desenvolver um diferencial que o faça destacar-se. “Desenvolva o talento que você tem, não o que deseja” e “talento + escolhas certas = uma pessoa com talento extra” são alguns exemplos, sendo este último uma boa síntese da idéia central do livro.
Segundo o escritor e palestrante, é um equívoco comum imaginar que faltam pessoas talentosas no mundo; o que faltam são pessoas que fazem as escolhas apropriadas para potencializar seu talento. “As escolhas que você faz, no final, fazem você.”
Existe um outro aspecto muito interessante nesta obra que, mesmo não sendo seu foco, acaba se sobressaindo. É o que se poderia classificar, talvez, como a verdadeira filosofia norte-americana: o culto ao empreendedorismo. Em outras palavras, a crença no trabalho e a coragem diante do que aparenta ser irrealizável.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.