Ter segurança e desenvoltura nas apresentações é muito importante, mas nada disso funciona sem um planejamento prévio de suas ações. Veja aqui algumas dicas de como prepará-las:
1. Defina o propósito
Saber o que você quer falar e onde quer chegar faz com que o “motivo” de sua apresentação fique mais claro. Para isso, existem quatro tipos de apresentação:
Informativa: indicada para assuntos de esclarecimento, informações e mudanças, sempre partindo do princípio que o espectador não sabe nada sobre aquele assunto
Motivacional: boa para promover mudanças de atitude e comportamento nos ouvintes e é indicada para assuntos relacionados a compras, vendas e escolhas
Discursos de entretenimento: funciona como um bate papo informal e cria um ambiente mais leve e favorável a improvisos
Discursos de cortesia: são os agradecimentos, as despedidas, boas -vindas, e todos os outros tipos de gentileza
2. Saiba quem é seu público
Cada situação precisa de uma análise sobre as pessoas que irão assistir à sua apresentação, para que você possa descobrir qual é o melhor direcionamento. Veja alguns pontos fundamentais:
- número de pessoas que estará presente
- quem são e como são essas pessoas
- o que sabem e como se sentem sobre o assunto
- faixa etária, número aproximado de homens e mulheres
- o que há de interessante na sua palestra para esse público
- quais serão as perguntas mais prováveis no fim da apresentação
3. Tempo
Um tempo pré-determinado direciona melhor sua apresentação e faz com que você não se perca em muitos rodeios. Tenha noção de quantos minutos vai gastar em cada parte de sua palestra e procure seguir o cronograma da maneira mais fiel que puder.
4. Local
Se possível, conheça o local da apresentação com antecedência. Assim poderá planejar melhor suas ações e preparar os detalhes e recursos que serão utilizados.
5. Equipamentos
Devem ser sempre adequados ao público, ao local, ao assunto e ao tempo de apresentação. Não adianta enfeitar demais uma apresentação que tem um objetivo claro e direto. Exagerar nunca foi um bom negócio! Os equipamentos mais comuns nas apresentações são: retroprojetor, quadro branco, flipchart, projetor de slides, televisão, som, microfone e filmes.
Comentários 0 comentário