Carreiras | Empregos

Por Eliane Mesquita*
1. Reconheça que você não é o único
Grandes nomes como, por exemplo, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor Orson Welles e o ex-presidente norte-americano Eisenhower, esfregavam as mãos insistentemente antes de uma apresentação e mostravam-se extremamente nervosos antes de falar em público, portanto, não se preocupe, você não está só. Essas são pessoas que reconheciam a necessidade de aparecer em público e enfrentaram seu medo.
2. Somos mais confiantes do que sentimos
Experimente perguntar a um amigo se você parece nervoso ao praticar um discurso. Muitas vezes vemos que o nervosismo que sentimos não é observado por aqueles a quem falamos, apenas temos a sensação de que todos estão percebendo esse nosso medo e ansiedade.
3. A experiência ameniza a ansiedade
Depois que tiver feito alguns discursos e ver que o medo do insucesso não se concretizou, a auto-estima e a tranqüilidade em cima do palco aumentam, o que facilita a condução da palestra ou discurso nas próximas oportunidades.
4. Interaja com a platéia
A maioria das pessoas que está na platéia esperam ouvir algo interessante vindo do palestrante. Eles estão lá para ver o sucesso do apresentador. Brinque com eles, faça perguntas, interaja, mas nunca perca o foco. Essa descontração, além de fazer com que a palestra torne-se mais interessante e compreensível, permite que os espectadores não percam a atenção e os envolva no assunto tratado.
5. Concentre-se no foco da palestra
Ao concentrar-se nas idéias, na importância e na relevância do que diz para o público, o palestrante incrementará o controle e reduzirá o nervosismo no palco.
6. Controle seu nervosismo
Não há uma razão válida para tentar conter o nervosismo. Deixe-o em paz. Algumas saídas para trabalhar com ele são falar com os outros sobre assuntos engraçados, respirar fundo e fazer exercícios de descontração que lhe ajudarão a manter a calma.
7. Ensaie muito e repita a apresentação muitas vezes
Se você tiver treinado e preparado para apresentação, o nervosismo não estará presente quando subir no palco. A preparação o auxiliará a sentir-se confiante e todo material estudado será fixado em sua mente. Portanto, ensaie com o tempo cronometrado insistentemente que fará um discurso tranqüilo quando for para valer.
*Eliane Mesquita é Diretora da In Mind, empresa especializada em desenvolvimento humano, comportamento e neurolingüistica.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.