Carreiras | Empregos

Nem sempre a área, com a qual você mais se identifica, está bem posicionada no mercado e é capaz de garantir retorno financeiro satisfatório a curto prazo. Por isso, muitos jovens que estão prestes a ingressar no campo profissional, são assombrados pela seguinte pergunta: é melhor fazer o que gosta ou investir no que trará salários maiores?
A afinidade é importante
Converter um de seus hobbies em aspiração profissional é um risco, pois nem tudo são flores no ambiente de trabalho. Mas, quem está feliz, costuma ter mais energia para superar os contratempos. A afinidade com o tema deixa o funcionário motivado e permite que ele alcance resultados positivos mais facilmente.
Ser feliz ou ter muito dinheiro?
Uma coisa anula a outra?
É importante lembrar que não existe o emprego perfeito. Gostar da área em que atua, não faz com que todos os dias no trabalho sejam plenamente gratificantes. Você vai encontrar pedras pelo caminho, como em qualquer emprego.
Além disso, profissões em alta nem sempre são garantia de boa renda. O mercado pode mudar muito rápido. O tempo que levará estudando ou começando na área, entre 3 ou 4 anos, pode ser o suficiente para superlotar as vagas, o que fará com que a média salarial diminua.
Ninguém pode prever o futuro
A única certeza é acreditar em seu potencial. Se o campo em que pretende atuar não tem boa remuneração, é preciso ser a exceção da regra, aprimorar-se sempre e dar tudo de si.
Por outro lado, se o seu objetivo é o retorno salarial alto, também deve investir sem medo. Você pode acabar se adaptando. Mesmo que não se dê bem, nada o impede de recomeçar em outra profissão, ainda mais com a segurança financeira já garantida pela experiência em um segmento valorizado.
Como bater o martelo?
A decisão, muitas vezes, vai além da compatibilidade com a área desejada e exige uma visão estratégica da carreira. Profissão e carreira são termos distintos – enquanto o primeiro diz respeito ao nicho em que se pretende trabalhar, carreira é a vida profissional de uma pessoa e compreende toda a sua trajetória, desde os estudos, ao cargo mais elevado do currículo.
Portanto, para uma carreira de sucesso, a escolha não deve ficar somente entre ganhar dinheiro ou fazer o que gosta. Elaborar um plano, é a melhor saída para atingir seus objetivos.
Separamos algumas questões que podem te ajudar a criar o plano e fazer sua escolha. Acompanhe!
• O que é sucesso para você?
• Como é o seu ambiente de trabalho ideal?
• Você facilmente faria algo que não tem afinidade?
• Suas habilidades naturais são reconhecidas pelos outros?
• Quais são as áreas promissoras no momento?
• Você gosta de alguma delas?
• Quais as possibilidades de especialização nas áreas que gostaria de fazer?
• Qual a remuneração de cada uma delas?
Veja também, quais são as profissões mais promissoras para 2016 e boa sorte!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.