Carreiras | Empregos

por Leila Navarro*
Muita gente pensa que para ser empreendedor é necessário ter seu próprio negócio. É bom esclarecer as diferenças. Nem todo empreendedor é empresário, como nem todo empresário tem perfil empreendedor.
Por exemplo: você decide abrir seu próprio negócio. Portanto, sua postura é de empreendedor e empresário. Mas, depois de vários anos de empresa, você mantém o mesmo produto, não arrisca, não inova, só procura mapear a concorrência e o mercado para não perder a sua segurança. Será que ao tomar uma postura tão conservadora você continua sendo um empreendedor?
A resposta é não! Ser empreendedor é ter iniciativas, idéias, mudar e inovar constantemente. Isso passa pela busca da melhoria contínua seja do produto, serviço ou do desempenho na função que exercer. O empreendedor, na realidade, é um grande inquieto. Ele precisa estar se desafiando, se superando com freqüência.
Há uma frase em uma música de Geraldo Vandré – que inclusive ficou marcada na época da ditadura- que pode resumir a vontade, a garra e o desejo de realizar que há nos empreendedores: “…Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”
É isso: o empreendedor faz o seu momento! Ele escreve, produz, dirige e protagoniza a sua própria história, porque acredita no seu esforço, dedicação e competência. Ele sabe quando é a melhor hora de parar, de retroceder, de mudar de trajetória, quando está sendo persistente ou teimoso, e quando deve ser audacioso e arriscar.
Quer outro exemplo? O nosso atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acreditou durante mais de uma década que poderia ser presidente, que conseguiria concretizar seu sonho, mesmo com as dúvidas e desestímulos das pessoas, mesmo com preconceito e sem os “títulos” que muitos presidentes já exibiram.
É visível o brilho nos seus olhos e a emoção por ter atingido a sua meta de vida. É o que acontece com o empreendedor, porque é a realização de uma busca, por vezes incessante, por oportunidades que estão além dos recursos que se possui.
Dica:
E você? O que é que o faz ter os olhos brilhando de plena realização, felicidade e emoção? Qual é a sua meta? Aplique isso e, com certeza, você se sentirá diferente porque experimentará o que é ser empreendedor, independentemente de ser com o seu próprio negócio ou com a sua carreira.
* Leila Navarro é colunista do Empregos.com.br, conferencista internacional e autora dos livros “Talento para ser feliz” e “Obrigado, equipe” (Ed. Gente).

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.