De repente, no meio do expediente, você lembra-se de um colega que não vê há tempos e está louco para mandar-lhe um e-mail. Só que o seu chefe não sai da sala e o servidor da sua empresa vai registrar toda e qualquer mensagem enviada. O que fazer ?
Que tal utilizar alguns códigos elaborados pelos próprios internautas para facilitar a comunicação e despistar o gerente de informática ? Mas não esqueça que, como todas as regras de etiqueta, as da Internet são um conjunto de convenções que surgiram não se sabe bem como e caíram no gosto dos usuários mais experientes.
Palavras escritas em letras maiúsculas, por exemplo, são tidas como ofensivas porque se convencionou considerá-las o equivalente eletrônico do grito. Outras normas aparecem porque os programas originais de troca de mensagens não ofereciam muitos recursos gráficos. A forma correta de grifar uma palavra ou frase nas mensagens eletrônicas é escrevê-la entre asteriscos.
Finalmente, há as que baseiam-se no respeito ao computador alheio. Mandar mensagens circulares é incorreto porque sobrecarrega a rede e o micro do destinatário. As regras de etiqueta têm um lado polido e um lado muito prático. Uma das convenções de caráter prático é a que estabelece prazo máximo de 24 horas para o envio de resposta a uma mensagem recebida.
Caso a resposta não chegue nesse prazo, o recomendado é não insistir. O preenchimento correto do campo ” assunto” também é uma regra útil, pois ajuda o destinatário a localizar as mensagens que ele arquivar.
Seja discreto e mantenha a etiqueta
De repente, no meio do expediente, você lembra-se de um colega que não vê há tempos e está louco para mandar-lhe um e-mail. Só que o seu chefe não sai da sala e o servidor da sua empresa vai registrar toda e qualquer mensagem enviada. O que fazer ? Que tal utilizar alguns códigos elaborados […]
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