06 / 09 / 2018

Como se destacar em um processo seletivo? Confira 5 dicas infalíveis!

Deseja se destacar em processos seletivos? Saiba como no nosso post, em que selecionamos 5 dicas incríveis para você entender melhor sobre o assunto.
por
http://www.empregos.com.br

Hoje, os  sites de divulgação de vagas de emprego tornaram o processo seletivo muito mais simples, sendo um facilitador para o dia a dia de quem está desempregado ou deseja trocar de emprego.

A partir deles, as empresas conseguem ter um alcance ainda maior dos candidatos, alimentar um banco de talentos incrível e melhorar a experiência do candidato. No entanto, caso você alcance o êxito na vaga almejada, é necessário se atentar para alguns pontos a fim de se destacar em processo seletivo.

Junto com sua bagagem de experiência e conhecimento, é necessário que você tenha responsabilidade como candidato. Pensando nisso, neste post, apresentaremos algumas dicas práticas para você atingir o seu objetivo. Acompanhe!

Como se destacar em processo seletivo?

A partir de algumas atitudes e posturas simples, você se destacar consideravelmente dos demais candidatos. Saiba como com nossas 5 dicas infalíveis!

1. Busque qualificação

O principal erro que uma pessoa desempregada ou que está insatisfeita com o atual trabalho pode cometer é ficar parada, sem buscar aprender coisas novas e se qualificar na área em que atua. Dessa forma, matricule-se em um curso, participe de eventos de capacitação profissional ou estude outro idioma.

Uma outra dica fundamental é acompanhar portais de notícias e/ou blogs que abordam questões relacionadas à sua área, para que você se mantenha informado sobre as principais informações e tendências. Demonstre força de vontade e desejo por estar sempre aprendendo algo novo, pois este é um ponto muito positivo em qualquer processo seletivo.

2. Pesquise sobre a empresa

Você é do tipo de pessoa que se inscreve em todas as vagas que aparecem, sem ao menos considerar os requisitos? Caso a resposta seja positiva, está na hora de rever os seus conceitos. Lembre-se de que qualidade é bem mais importante do que quantidade, fator essencial para o sucesso de quem busca por um emprego novo.

Ao enviar o currículo para a vaga almejada e ser selecionado para a entrevista, entre no site da empresa, saiba sobre sua atuação, sua tradição no mercado da cidade, além de seus valores culturais. Caso você demonstre esses conhecimentos na entrevista, os recrutadores perceberão seu real interesse em fazer parte daquela empresa.

3. Seja transparente, apresentando-se como a solução

Para se destacar em processo seletivo, é necessário ser transparente com o que você pode oferecer para aquela empresa e sobre a sua carreira até então. Sabe aquele momento que você toma conhecimento de uma vaga que parece ter sido feita para seus objetivos profissionais e qualificações?

Quando isso acontecer e resultar em ser chamado para o processo seletivo, procure demonstrar os motivos que levam você a ser a solução para o que a empresa precisa. Caso aquele negócio tenha uma área de atuação mais diferenciada, estude sobre o mercado da companhia para que você argumente de maneira embasada no momento da entrevista.

No entanto, seja sempre sincero em relação às suas qualificações. Nunca diga que tem experiência em algo desconhecido e nem que conseguirá fazer aquilo que não tem ideia do que seja. Diga sempre que busca por aprender coisas novas e que aceita desafios na carreira.

4. Use exemplos reais

Outra maneira para fugir de respostas mais genéricas e se destacar em processo seletivo é se apoiar em acontecimentos reais de sua trajetória. Fale sobre seus principais projetos, resultados e experiências. Conte uma história que seja rica em detalhes, demonstrando como suas competências podem ser úteis àquela empresa. A partir disso, você pode ter certeza de que será lembrado pelo recrutador.

5. Demonstre interesse

Durante o processo seletivo, tenha cuidado para não transmitir desinteresse. Pode até parecer bobagem, mas muitas pessoas se comportam em entrevistas de emprego como se não importassem o suficiente com aquele momento tão importante. Tenha domínio sobre a linguagem corporal e aproveite oportunidades que tiver para fazer perguntas que demonstrem a sua satisfação em conquistar a vaga.

O que os recrutadores avaliam no processo seletivo?

Prever os resultados de um processo seletivo não é uma tarefa simples. Mas algumas atitudes podem ser evitadas para garantir uma chance maior, impressionar os recrutadores e ser contratado. Continue a leitura e entenda o que os recrutadores avaliam no processo seletivo.

Mentira

A mentira é o fator que mais elimina durante os processos de recrutamento. Por essa razão, evite abordar qualquer informação que não corresponda com a verdade durante a entrevista. Até porque uma simples pesquisa pode permitir ao recrutador esclarecer qualquer informação.

Hoje, as empresas acreditam que as habilidades técnicas podem ser adquiridas com o passar do tempo. Enquanto o caráter, não.

Linguagem adequada

Além da mentira, utilizar uma linguagem inadequada também está entre os principais motivos da lista de comportamentos graves de candidatos em processos seletivos. Dessa forma, não use gírias e nem cometa erros de português, pois são alguns dos comportamentos ruins apontados por recrutadores.

Fique tranquilo, as pessoas que estiverem coordenando os processos saberão identificar quando esses erros estiverem associados ao nervosismo. Ele entenderá quando pode ser relevado ou quando custará a eliminação.

Pontualidade

No ponto de vista empresarial, profissionais que não conseguem chegar no horário combinado, dificilmente serão capazes de cumprir com os prazos determinados.

Por essa razão, o candidato deve sair com antecedência com o objetivo de não perder o horário marcado para a entrevista. No entanto, imprevistos acontecem. Nesse caso, avise ao entrevistador sobre o atraso, pedindo desculpas pelo ocorrido.

Segurança

Na lista comportamental avaliada pelos recrutadores, demonstrar segurança pode ser considerada uma das atitudes mais apreciadas durante uma entrevista de emprego. Tome cuidado apenas para não confundir autoconfiança com certa arrogância, adotando posturas agressivas e prepotentes.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde perceber que se destacar em processo seletivo é possível seguindo algumas dicas práticas e eficientes. Tenha tranquilidade durante as entrevistas, estude bastante sobre a cultura da empresa e sobre a área de atuação, além de sempre se preocupar com a profissionalização do seu currículo.

Além disso, é necessário pensar no processo seletivo como um todo: desde o momento em que você envia o currículo até a etapa final. Dessa maneira, contar com um portal de confiança para selecionar as vagas almejadas torna-se essencial.

O Empregos é um site que conecta empresas de diversos tamanhos a profissionais qualificados que estão em busca de uma nova oportunidade ou de uma recolocação no mercado. Esse fator, por si só, pode ser uma ajuda e tanto na hora de conquistar a tão sonhada vaga.

Quer receber mais dicas e informações com essas? Assine nossa newsletter no canto superior da página e tenha em sua caixa de entrada nossos principais conteúdos.

Esta matéria ajudou você?

+ 866 pessoas ajudadas

Comentarios