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7 dicas para evitar gafes na festa da empresa| Fonte: Shutterstock

Dezembro, além do Natal e do Ano Novo, também é o mês das tradicionais confraternizações das empresas. Época daquela excelente oportunidade para se aproximar dos colegas de trabalho e até do seu chefe. Porém, o ambiente descontraído pode deixar algumas pessoas soltas demais e estas acabam passando alguns limites. É preciso lembrar que, ao contrário de um encontro casual com os amigos, as festas corporativas têm aspectos peculiares de uma comemoração informal.

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Pensando nisso, Dalton Morishita (administrador de empresas e consultor) dá sete dicas valiosas ao Carreiras para você não protagonizar situações embaraçosas e curtir a festa da sua empresa sem passar vexame. Acompanhe:

1) Fique atento na hora de se vestir

O motivo campeão dos comentários maldosos nas empresas é o vestuário. Os organizadores das festas não esperam que todos apareçam com os mesmos tons ou de uniforme porque, hoje em dia, uma das qualidades mais valorizadas em uma equipe é a diversidade. A cultura das empresas passou a disseminar o respeito às diferenças, mas o bom senso é primordial. Fique atento à proposta do evento, se será um jantar, uma balada, uma chácara e, caso não esteja no convite, não custa nada perguntar qual será o traje esperado para a ocasião, não é mesmo?

2) Certifique-se que pode levar um acompanhante

Geralmente, os convites costumam indicar se você pode ou não levar acompanhantes. Caso não esteja, certifique-se de que poderá levar alguém. Imagina que situação desagradável levar uma pessoa, que é importante para você, à uma festa em que só terão funcionários da empresa ou, pior, ter a entrada da pessoa barrada? Evite esse transtorno.

3) Pode beber, mas sem exageros

Com o calor de dezembro no Brasil, é comum que as festas de fim de ano ofereçam, pelo menos, cerveja. Mesmo com teor alcoólico baixo, em grande quantidade, ela pode distorcer os sentidos e fazer você perder a noção. Essa é a última coisa que você quer em um ambiente corporativo e, por mais que seja uma festa, não quer dizer que não estejam te observando. Não é problema relaxar um pouco – caso contrário, as empresas nem ofereceriam bebida alcoólica. Mas a consequência para um funcionário que extrapola os limites pode ser grave. Lembre-se: não é porque é um momento de descontração que você pode fazer ou dizer tudo o que vem à mente – e o excesso de álcool faz com que alguns filtros fiquem inibidos e isso pode trazer sérios problemas para suas relações sociais dentro da empresa.

4) Não seja invasivo ao conversar com chefes e colegas de trabalho

Apesar de ser um momento de diversão, algumas regras do dia a dia na empresa também valem para as confraternizações. Ou seja, uma coisa é puxar conversa, outra é insistir em agir como se houvesse intimidade, fazendo perguntas pessoais e comentários inadequados que você não faria se estivesse trabalhando. Além disso, com os superiores, há uma linha tênue entre simpatia e bajulação. Não exagere em elogios que não caibam nas suas conversas e o mesmo vale para quem tentar acessar o alto escalão pensando em se autopromover, isso só fechará portas para você.

5) Lembre-se das políticas de relacionamentos amorosos na empresa

Se a sua empresa tem uma dessas políticas, não se esqueça dela neste momento. Além disso, mesmo que não existam regras para isso, lembre-se que você ainda terá contato com essas pessoas após a festa de confraternização, por isso, tome cuidado com sua abordagem e conduta para que não se sinta envergonhado por determinados comportamentos que adotou nesta ocasião.

6) Evite falar só de trabalho

Mesmo se a festa ocorrer durante o horário de trabalho, pega mal discutir burocracias em um ambiente que deveria ser de descompressão e não se esqueça que este é um momento de diversão. Nada de falar sobre pendências da rotina empresarial em um momento relaxante como a festa da empresa.

7) Fuja de grupinhos

Essa, sem dúvida, é uma das melhores oportunidades para você conhecer novas pessoas que trabalham em sua empresa. É claro que gostamos de estar perto de quem gostamos e de quem já conhecemos, mas não se esqueça que essa é uma ótima chance de ampliar sua rede de contatos e que isso, sem dúvida, pode te ajudar a se relacionar melhor com outras áreas e abrir portas em novos projetos, por exemplo.

Por mais que soe clichê, a moderação e o bom senso são os melhores aliados nas festas empresariais de fim de ano. Caso você tenha dúvidas sobre a maneira de se vestir, se é permitido convidar familiares, entre outras questões, converse com o RH da sua empresa. Geralmente, eles são os responsáveis por organizar esses eventos e saberão te orientar melhor. O importante é que a festa seja um momento de confraternização, de reforço e construção de novos laços entre os colaboradores e, não, motivo de problemas futuros. Divirta-se com moderação!

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