09 / 05 / 2019

Saiba como recusar uma proposta de emprego de maneira cordial

Está sem jeito e não sabe como recusar uma proposta de emprego? Calma, isso é mais comum do que você imagina. Confira as dicas que separamos para você!
por
http://www.empregos.com.br

Pensar em como recursar uma proposta de emprego pode parecer uma loucura nos dias de hoje, quando a mídia só fala das altas taxas de desemprego no Brasil. No entanto, essa situação pode acontecer pela falta de identificação com o segmento do negócio, salário ou benefícios abaixo do esperado, perfil profissional desalinhado com o escopo do cargo ou até mesmo por questões de deslocamento até a empresa.

Diante dessa situação, é muito importante ter cuidado ao recusar a oferta de trabalho. Essa atitude deve ser analisada com calma e, chegando à conclusão de que você deve recusar a oportunidade, a abordagem deve ser feita de forma cordial. Isso porque uma conduta mal direcionada pode impactar a sua carreira de forma negativa, principalmente no futuro.

Quer saber como recusar uma proposta de emprego de maneira cordial e ainda manter um bom relacionamento com os recrutadores? Então confira este post que preparamos para você!

Seja honesto

A honestidade é uma característica muito valorizada na hora de se buscar um trabalho. E manter a ética, inclusive no momento de rejeitar uma oferta de emprego, é essencial para formar uma boa imagem frente aos recrutadores. Portanto, se a oportunidade não for interessante para a sua fase profissional, independentemente do motivo, explique isso aos envolvidos no processo de seleção de forma franca e gentil.

Essa abordagem também é útil quando o motivo da negativa é uma outra proposta que atenda melhor às suas necessidades. É muito importante evitar desculpas infundadas e inverídicas, pois os seus reais motivos podem ser descobertos, o que acarretará constrangimentos entre as pessoas que poderiam fazer parte da sua rede de relacionamentos.

Deixe claro o motivo da recusa

Igualmente importante é evitar rodeios e ser direto em relação ao motivo da negativa. Caso sejam fatores relacionados ao escopo de trabalho, do cargo ou do salário, você pode dizer isso abertamente sem ofender a empresa ou os recrutadores.

Para tanto, diga que você está em outro momento profissional e essa pode não ser a melhor opção nessa fase da sua vida, mas que, no futuro, você espera que a empresa possa se lembrar de você quando tiver uma oportunidade mais alinhada com o seu perfil profissional e expectativas.

No entanto, procure não expor motivos muito pessoais, como dificuldades em se adaptar ao líder ou à cultura organizacional. Atenha-se a fatos mais gerais, como o momento da sua carreira atual.

Comunique a decisão rapidamente aos recrutadores

Aceitar ou recusar uma oportunidade de emprego é uma decisão que deve ser refletida de forma ampla e levando em consideração vários aspectos. Logo que tiver se decidido, é importante formalizar essa comunicação com a empresa. Dessa forma, ela poderá dar segmento ao processo seletivo com outros candidatos, poupando o tempo de todos.

Invista na boa comunicação e elabore um discurso sem ruídos

Prefira dar o retorno pessoalmente, de forma presencial, por videoconferência ou por telefone, em último caso. Embora seja possível recusar a proposta por e-mail, essa ação pode causar mal-entendidos.

É importante lembrar que as palavras no papel podem tomar uma conotação distorcida aos olhos de quem lê. Por isso, é muito importante estar disposto a dar um feedback oral para que o recrutador possa perceber na sua voz exatamente o que você está tentando dizer.

Uma mensagem de texto pode dar margem para diversas interpretações, como um posicionamento rude da sua parte, por exemplo. Portanto, faça um esforço para manter essa comunicação o mais próxima possível e use a oralidade a seu favor.

Agradeça a disponibilidade da empresa

Preservar a sua imagem profissional no mercado é fundamental para a sua credibilidade. Para não afetar o relacionamento com os recrutadores, é aconselhável que toda conversa seja conduzida de forma amigável e compreensiva.

Abordar a recusa de forma leve fará com que o recrutador seja mais empático com o seu momento profissional, o que preserva a sua imagem no mercado de trabalho. Dessa forma, exponha de forma sucinta os motivos da recursa e agradeça pela oportunidade, destacando os pontos positivos da empresa.

Preze pelo bom relacionamento

Você já deve ter percebido que o bom relacionamento com os recrutadores é a chave para você manter uma imagem positiva no mercado e não fechar portas. Manter essa relação saudável e próxima é importante porque ninguém pode assegurar que vocês não vão se encontrar em outro momento da sua carreira.

Logo, mesmo tendo de dar uma negativa, mantenha-se agradável e cordial, prezando pelo bom relacionamento com os profissionais envolvidos no processo.

Coloque-se à disposição

Nunca fechar definitivamente uma porta é o segredo para manter uma rede de relacionamentos ativa, o que poderá ajudar muito em situações futuras. Por isso, mantenha uma postura adequada e diga que em outro momento espera ter uma chance de estar com os recrutadores novamente para uma oportunidade mais alinhada com o seu momento profissional.

Além disso, a sua conduta durante todo o processo seletivo também é levada em conta. Se você já foi escolhido em um primeiro momento e teve de recusar, é mais provável que os recrutadores se lembrem de você em outra oportunidade mais favorável. Dessa forma, é essencial manter uma conduta responsável e ética.

Seguindo as dicas que apresentamos, você pode recusar uma proposta de emprego de maneira cordial e ainda manter uma boa imagem frente aos recrutadores e empresas, fator indispensável para o sucesso de qualquer profissional.

Para tanto, é importante saber se expressar de forma correta e se manter o mais sincero e agradável possível, já que futuramente você poderá precisar da empresa e dos recrutadores, seja para uma nova oportunidade de trabalho, seja para indicações a cargos mais alinhados com os seus objetivos.

Isso porque é comum os recrutadores manterem uma rede de contatos entre eles e fazerem indicações, o que aumenta consideravelmente as suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Se você gostou deste post sobre como recusar uma proposta de emprego de maneira cordial, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como este!

Esta matéria ajudou você?

+ 96 pessoas ajudadas

Comentarios