O Programa de Interação Social (PIS) é uma contribuição tributária paga pelo empregador do funcionário de iniciativa privada.
O registro no Programa é feito pela empresa em que o funcionário foi admitido pela primeira vez, ou seja, em sua primeira experiência profissional efetiva.
É através desse financiamento que o trabalhador tem acesso aos benefícios determinados por lei, como o pagamento do seguro-desemprego e o abono salarial.
No entanto, muitos profissionais não sabem que têm abonos do PIS para receber. Saiba como acompanhar a situação do seu PIS:
CONSULTA PIS EM AGÊNCIAS CAIXA
Basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um de seus postos autorizados, como as casas lotéricas, para fazer a consulta presencialmente. Nesse caso, é necessário levar o número do seu PIS e um documento original.
O número do seu PIS é informado pela primeira empresa em que você trabalhou com a Carteira de Trabalho assinada. Se você não sabe o número e não consegue mais obtê-lo na empresa em que foi registrado pela primeira vez, faça a consulta aqui.
Se você não recebeu o Cartão Cidadão, um cartão magnético oferecido gratuitamente para o saque dos benefícios do PIS, basta fazer sua solicitação na Caixa.
CONSULTA PIS POR TELEFONE
Esse é um dos modos mais rápidos de fazer a consulta, você pode entrar em contato gratuitamente com a central de atendimento do cidadão Caixa, por meio do telefone 0800 726 0207.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.
CONSULTA PIS ONLINE
Após se cadastrar no site da Caixa Econômica Federal, você terá uma senha de acesso no qual pode consultar seu PIS por meio do atendimento online da Caixa.
APÓS A CONSULTA
Se, após consultar os valores do PIS, você verificou que tem benefícios a receber, fique atento ao calendário, documentos e demais condições para realizar o saque. Quem não retira o valor no período estipulado, perde os direitos. Para conhecer os pré-requisitos, acesse o link da Caixa sobre o PIS.
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