Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti

O Reino Unido – formado por 4 nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales (Ilha da Grã-Bretanha) e a Irlanda do Norte – é o país que está trazendo o maior número de instituições de ensino para a ExpoBelta 2004, feira que vai ser realizada na Fundação Bienal, em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de março. Serão oito, além do British Council e do Visit Britain, órgão do turismo britânico. Dentre estas oito, cinco são universidades e, além dos cursos de inglês, também irão apresentar seus cursos de graduação e pós-graduação.

Mas a grande atração da Feira vai ser mesmo as apresentações que cada país vai trazer, representando a cultura de seu povo. O London Institute – que é formado por cinco escolas de moda, design e artes – trará uma apresentação especial de maquiagem e figurino. Será um make up show onde os visitantes da feira poderão conferir a performance dos professores do instituto. O curso de maquiagem e figurino é um dos oferecidos pelo London Institute. E não é apenas maquiagem feminina de beleza. Serão utilizadas modelos e a apresentação, que terá uma hora e meia de duração, vai se dividir em três partes: maquiagem e figurino para desfiles, caracterização de personagens e efeitos especiais. “Pode esperar, por exemplo, uma modelo com um grande corte profundo no rosto, entre outras surpresas”, avisa a Gerente da Education UK do British Council, Isobel Oliveira. Além dessa apresentação, o Reino Unido vai trazer o DJ Pogo, famoso nos clubes londrinos.

Cultura fervilhante, variedade de cinemas, parques, museus, universidades centenárias, oportunidade de estar na terra natal de Shakespeare e dos Beatles e sentir na pele – e nos ouvidos – o mais puro inglês britânico… São várias as razões que fazem uma pessoa optar por estudar ou mesmo trabalhar no Reino Unido.

São dois sistemas distintos de cursos e qualificações educacionais: um que engloba a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte e o outro para a Escócia, sendo que cada um deles é compatível com o outro. O esquema de trabalho para estudantes é único e vale para todos os países do Reino Unido. As pessoas que forem fazer cursos de seis meses ou mais tempo de duração têm permissão do governo para trabalhar meio período (até 20 horas semanais). Esta permissão, no entanto, não é automática, ela é dada pelo oficial de imigração, no momento da entrada da pessoa no país. A gerente da Education UK do British Council afirma que “Inglaterra, Irlanda e Austrália são os únicos países que permitem o trabalho remunerado, para estudantes que estudem pelo menos 3 horas semanais e forem ficar no país no período mínimo de 6 meses ou mais”.

Lazer e ensino para todos os gostos no Reino Unido

As cidades grandes e pequenas do Reino Unido dispõem de um rico e variado patrimônio histórico e cultural. Quem gosta de praia e clima tropical deve optar pelo sul, onde está localizada a cidade de Brighton, ou a Riviera Inglesa. Tem ainda o oeste, região das “tribos” do surf no norte da Cornualha ou no País de Gales. A maior e mais cosmopolita cidade é Londres, que é a sede do poder político britânico e tem mais de 7 milhões de habitantes. Há ainda outros grandes centros urbanos, como Cardiff, Belfast, Manchester, Liverpool e Leeds, que oferecem boas opções de ensino e lazer. Lá estão alguns dos melhores clubes noturnos da Europa, considerados o centro mundial da cultura techno e clubber. O Reino Unido também conta com universidades centenárias. Oxford, por exemplo, tem a mais antiga universidade do país. Cambridge e Newcastle não ficam atrás, com centros de ensino que são referência mundial.

Mas é importante ressaltar que o custo de vida em uma cidade como Londres é alto. Se você quer gastar pouco, a dica é ficar nas cidades vizinhas. Há também cidades onde a população estudantil é bastante grande e, por isso, elas oferecem algumas vantagens para os estudantes.

“Para quem quer estudar, viajar e ainda conhecer outras culturas, muitas instituições possuem cursos que chamamos de English Plus, ou seja, são cursos de inglês com outras atividades em diferentes áreas. Um dos cursos mais procurados pelos estudantes são aqueles onde a instituição oferece atividades culturais após as aulas. E, normalmente, os passeios rendem discussões em sala de aula no dia seguinte”, destaca Isobel Oliveira. Normalmente são passeios pelos pontos turísticos e históricos das cidades. Algumas instituições organizam também viagens para outras cidades, das quais o estudante pode optar por participar.

“A beleza natural pode ser conferida em Stonehenge, que tem um dos mais conhecidos monumentos megalíticos da Pré-História. Vale a pena conhecer também a Giant’s Causeway – uma formação natural composta por milhares de colunas de lava solidificada na Irlanda do Norte – e as montanhas de Snowdonia”, conta Isobel.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.