Carreiras | Empregos

Autor: Jimmy Cygler
Editora:
Editora Elsevier/Campus
R$ 39,90 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Erros, perda de tempo, sensação de fracasso. É isso que o livro “Quem mexeu na minha vida?” pretende fazê-lo evitar, não só no âmbito profissional, mas em todos os aspectos da vida. O autor Jimmy Cygler tirou de sua própria história os elementos para compor a obra. Ele teve uma infância bastante difícil: sofreu maus-tratos, nunca conheceu a mãe e, com apenas 13 anos, viajou para Israel com sete dólares no bolso. Mais tarde, lutou em quatro guerras, casou-se seis vezes e tem inúmeros filhos e netos. A vida ensinou a duras penas o caminho do sucesso para Cygler, que hoje é professor de MBA, articulista da Revista Exame, da editora Abril, e presidente da Resolve! Enterprise Services, empresa de serviços corporativos. Seu aprendizado durante o caminho até a satisfação pessoal é o tema do livro, que visa ensinar aos leitores truques e macetes para poder aproveitar melhor a própria existência.
“Quem mexeu na minha vida” é dividido em cinco áreas a serem trabalhadas: “tempo”, “energia”, “tarefas”, “você e seus relacionamentos” e “conquistas”. Cada capítulo traz diversas dicas totalmente práticas para melhorar o item que está sendo tratado. Ao final de cada um, existe um resumo do que foi proposto, intitulado “Vamos recapitular?”. Como a idéia do autor é transformar suas sugestões em práticas imediatas do leitor, o resumo vem bastante a calhar. Confira uma amostra das dicas de Jimmy Cygler para cada uma das áreas:
Tempo
Não possuímos controle algum sobre o tempo, ele passa quer desejemos, quer não. O que o autor ensina, neste capítulo, é como bem administrá-lo. Para isso, ele sugere que o leitor crie uma lista de tudo o que ele faz durante o dia, a fim de diagnosticar possíveis perdas de tempo e, assim, poder repará-las. A sugestão do livro é que alguns hábitos se tornem parte de nosso “piloto automático”. Isso visa ao controle das tarefas e, conseqüentemente, à tranqüilidade ao administrá-las. “Um dos grandes segredos da eficiência e da diminuição do estresse é transferir para o piloto automático e transformar em hábito aquilo que não necessita de nossa atenção e preocupação”, diz Cygler, que pretende, com isso, tornar o leitor “mestre do seu tempo”.
Energia
O autor propõe o desenvolvimento de quatro tipos de energia: física, mental, emocional e espiritual. Para isso o leitor deve assumir toda a responsabilidade dos seus atos e não tentar achar desculpa para o que não saiu como planejado. Também sugere uma vida profissional mais leve, sem excessos na carga horária e nos deveres diários. “O seu estado emocional reflete na sua energia física e mental. O primeiro passo para mudar de vida e ser feliz é pensar positivamente. Comece ouvindo seu coração e encontrará o caminho para a solução dos problemas”.
Tarefas
Outra vez a auto-disciplina é a chave para resultados positivos. Para cumprir bem uma tarefa é necessário que ela seja essencial, pois, assim, evita-se o acúmulo de serviços desnecessários. Segundo o autor, a execução (ou não) de uma tarefa deve ser medida por alguns fatores, como: contexto, tempo disponível, energia disponível e prioridade. “Escolha o que fazer, estabelecendo suas prioridades, considerando uma rotina pré-estabelecida com horários definidos.”
Você e seus relacionamentos
O autor afirma ser esta a área mais delicada do livro, que trata dos sentimentos e da intimidade do leitor. Um dos conselhos de Cygler para crescer e amadurecer como pessoa é não julgar os outros, mas sim refletir sobre os fatos e descobrir como você pode ser o agente de mudanças. Meditação é outra atividade fortemente recomendada pelo livro, já que promove a reflexão sobre atos futuros. “Pessoas assim são mais calmas e comedidas, pois têm tempo e espaço para escolher suas reações.”
Sobre os relacionamentos, o autor indica a boa manutenção de uma rede de relacionamentos, ou network. “Um network bem cuidado abre qualquer porta, traz qualquer informação ou pode lhe dar um suporte importante para os momentos em que você mais precisa.”
Conquistas
Finalmente os esforços valeram a pena e geraram resultados positivos. O autor lembra, porém, que a luta não pára por aí, pois tão difícil como alcançar suas conquistas é conseguir mantê-las. “De nada adianta abrir as porteiras da frente, se as de trás estiverem escancaradas. Cuide das suas conquistas em todas as dimensões.”
“Quem mexeu na minha vida” é considerado por Jimmy Cygler como um guia prático de mudanças de comportamento para a melhoria nas relações profissionais e pessoais. A obra pode ser considerada também uma espécie de autobiografia interativa, onde, a partir de experiências próprias, o autor convida seus leitores a compartilhar com ele as metas para atingir o sucesso. Ele recomenda o seguinte mantra: “Quero viver intensamente 60 segundos em cada minuto, 60 minutos em cada hora, 24h em cada dia, todos os dias da minha vida.”

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.