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Philip Kotler
existem quatro paradigmas de marketing; a inserção da empresa no mercado e a sua permanência nele dependem do responsável pelo marketing.
Marketing maciço (Paradigma tradicional)
Venda maciça
1. Uma oferta padrão satisfatória para a maioria dos consumidores.
2. Apoio nos revendedores para alcançar o mercado.
3. Grandes campanhas de publicidade e de promoção para liderar e guiar o mercado maciço.
4. Preços fixados em um nível acessível.
Marketing focalizado (Paradigma de transição)
Marketing segmentado
Marketing de nicho
Micromarketing
1. Um mercado consiste de diferentes grupos com diferentes preferências e comportamentos de compra.
2. Uma companhia pode ser bem sucedida se despontar à liderança em um ou mais segmentos de clientes.
3. Uma companhia pode selecionar os segmentos adequados através de um processo sistemático de avaliação:
– Quão grande é o segmento?
– Qual é o crescimento potencial do segmento?
– Os produtos e capacidades da companhia se encaixam neste mercado?
– Os potenciais de margem e volume indicam que este segmento ira corresponder aos objetivos de lucro da empresa?
– Este segmento garante uma boa entrada para enfrentar outros segmentos?
4. A empresa está numa excelente posição para designar a oferta, os canais de distribuiçã o e os meios de comunicação que irão de fato levá-la ao mercado focalizado.
Marketing do cliente (Paradigma novo)
Telemarketing
Marketing de clientes-chave
1. As empresas podem melhorar a sua atividade concentrando-se nas necessidades individuais dos clientes e em sua satisfação.
2. Também podem armazenar e manejar informação importante sobre os seus clientes individuais.
3. Hoje, as empresas podem acomodar as suas ofertas a pequenos clientes e não somente aos grandes. (PERSONALIZAÇÃO MACIÇA)
4. E, além disso, podem desenvolver-se melhor através do marketing direto, dependendo menos dos instrumentos de marketing.
Marketing eletrônico (Paradigma do futuro)
Marketing pela internet
1. Uma empresa pode conduzir o seu negócio com êxito, baseando-se inteiramente nos canais eletrônicos. (MARKETING PELA INTERNET)
2. Uma quantidade cada vez maior de compradores deverá usar o computador para adquirir informação de produtos, comparar ofertas e encomendar produtos. Estes compradores deverão se beneficiar em diversos aspectos:
-Podem comprar 24 horas por dia
-Podem evitar viajar aos locais ou supermercados
-Podem comparar artigos e preços competitivos de maneira mais cômoda
-Podem solicitar opiniões sobre os produtos a outros clientes
-Podem dialogar com os vendedores com mais facilidade
3. Os marketeiros eletrônicos também irão se beneficiar de diversas maneiras:
-Podem começar o seu negócio com uma pequena quantidade de dinheiro, já que não existem custos de aluguel ou compra de local, baixos custos de publicidade e baixos custos de abastecimento de mercadoria
– Poderão vender ao mercado global e não somente ao mercado local
– Podem experimentar e mudar a oferta, mensagens e preços rapidamente
– Podem receber e responder sugestões, dúvidas e queixas de maneira mais imediata
Conclusões
– As empresas devem mudar o seu marketing maciço, que resulta ineficiente, por um marketing efetivo focalizado no cliente
– As empresas devem mudar sua ênfase de um marketing que busca atrair os clientes, por um marketing que tenta conservar clientes
– As empresas devem dominar o marketing de base de dados e de Internet se pretendem sobreviver na futura economia de mercado global
Fonte: HSM
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