Por Clarissa Janini
Quando se está desempregado é preciso abrir a mente e buscar novas possibilidades profissionais para reconquistar rapidamente um lugar ao sol no mercado, mesmo que isso implique em reduzir seu cargo habitual e ganhar menos. O termo overqualified designa pessoas que possuem mais qualificação do que o exigido pela vaga, ou seja, têm atributos profissionais muito superiores aos necessários para o cargo. Pode não parecer, mas essa situação muitas vezes pode dificultar a conquista de um novo emprego. Encaixar-se no perfil estabelecido pelos selecionadores é uma tarefa complexa, pois você precisa provar que está realmente disposto a atuar em uma posição mais baixa do que o usual e, possivelmente, receber um salário menor.
O primeiro passo é refletir sobre suas condições atuais e assumir se precisa mesmo procurar por uma vaga menor do que sua função habitual. “Tivemos um cliente que era presidente de uma multinacional européia e, após ser desligado da empresa, ficou um ano e meio fora do mercado procurando por um cargo equivalente”, afirma João Pedro Caiado, consultor da Human Coaching Consultant. A solução encontrada foi encaixá-lo em uma posição de gerência, que, apesar de ser menor do que o cargo anterior, o fez voltar ao mercado e obter novamente um “sobrenome corporativo”. “Lembre-se de que, quanto mais tempo se está desempregado, mais difícil é conseguir uma recolocação”. Por isso, Caiado adverte sobre o excesso de orgulho na hora de examinar suas reais necessidades na busca por um novo emprego.
Lutando pela vaga
É importante traçar uma estratégia desde a elaboração do currículo até o momento da entrevista. Em ambos os casos, mentir e reduzir suas qualificações está fora de cogitação. “É o mesmo que tentar encaixar o pé em um sapato muito menor que o seu número”, afirma Mariá Giuliese, diretora executiva da consultoria Lens & Minarelli. Segundo ela, é necessário deixar claro que você tem consciência de suas virtudes e que está disposto a flexibilizar suas condições de trabalho. “Você deve demonstrar interesse em voltar ao mercado e dizer que a vaga está alinhada com seu projeto de carreira”.
Para chegar à entrevista com os selecionadores, primeiramente seu currículo deve ser escolhido entre outros – que possivelmente estão mais adequados ao perfil da vaga do que o seu. A dica é elaborar um currículo mais simples do que o seu convencional para, depois, gerar a oportunidade de mostrar seu potencial pessoalmente ao recrutador. “Procure usar palavras e expressões mais simples”, afirma Caiado. Ele indica, por exemplo, trocar o termo “diretor” por “executivo”. “Recomendo, principalmente, mostrar humildade”.
Já na hora da entrevista, procure aproveitar ao máximo toda sua experiência e qualidades adquiridas ao longo da sua carreira para mostrar ao recrutador que você quer e merece a vaga.
Confira as dicas:
- Seja transparente e não tente parecer menos capacitado do que é;
- Mostre segurança ao afirmar que a vaga, apesar de menor do que sua função usual, faz parte de seu projeto de carreira;
- Estude ao máximo a empresa e o posto pretendido para mostrar que possui conhecimento suficiente para assumi-lo com segurança;
- Elabore projetos para o cargo almejado e exponha ao selecionador. Procure mostrar como sua presença pode ser relevante para contribuir com o crescimento da empresa;
- Não se concentre nas experiências passadas, foque sempre em projetos futuros junto à corporação.
Comentários 0 comentário