Carreiras | Empregos

por Izabel Failde
Participei de uma dinâmica na qual a entrevistadora pediu para eu contar um conto de fadas para ela e relacioná-lo comigo, desenhar uma casa, uma árvore e falar sobre qual presente eu daria a uma pessoa e o porquê. Gostaria de saber qual o significado disto. E o que fazer para melhorar meu desempenho em dinâmicas.
Kristhiane Souza
Resposta
Olá Kristhiane
A dinâmica que você participou tem vários elementos. Vamos por partes:
1. Conto de fadas: Nessa solicitação possivelmente você escolheu uma história que lembra por algum motivo, portanto, deixou-lhe alguma marca. Ao contá-la você falou um pouco de si própria. A selecionadora foi muito clara pedindo que relacionasse o conto a você. O significado disso? Fora o conteúdo (que não sei qual é), a selecionadora pôde observar sua comunicação (dicção, tom de voz, vocabulário, começo-meio-e-fim da narrativa), objetividade, postura, interesses pessoais, fatos marcantes da sua vida, valores.
2. Desenho da casa e árvore: Se a selecionadora recolheu os desenhos para avaliar depois, fez a aplicação de parte de um teste projetivo chamado HTP (House, Tree, Person ou casa, árvore, pessoa). Ele fornece elementos indicativos da personalidade do indivíduo, como segurança, expansividade, sensibilidade, dentre outros elementos. Se você comentou os desenhos no próprio momento da dinâmica, talvez tenha sido um instrumento para que você, novamente, falasse sobre si própria (interesses, expectativas, motivos do desenho, por exemplo).
3. O presente e a pessoa: A escolha da pessoa, do presente e o(s) motivo(s) também revelaram quem você é: valores, importâncias pessoais, o que lhe atrai em um ser humano, com quem você se identifica pessoalmente e o motivo.
Perceba que a empresa utilizou vários instrumentos para conhecê-la um pouco melhor: suas reações diante de certos estímulos (sem ‘bom’ ou ‘mau’, apenas como você se comporta), seus pensamentos, reflexões, interesses, valores, comunicação, talvez dinamismo e iniciativa. E essa é a técnica mais adequada em um processo seletivo: utilizar vários instrumentos para ‘formar’ uma avaliação do profissional.
Sobre seu desempenho em dinâmicas, como sempre, cito: seja você mesma, pois mais cedo ou mais tarde você acaba revelando exatamente quem é.
Algumas características e habilidades podem ser melhores desenvolvidas durante a vida, o que certamente lhe ajudarão não apenas no processo seletivo, mas no relacionamento interpessoal, na convivência com o outro. São elas: saber ouvir e falar, segurança, assertividade, empatia, simpatia, compreensão genuína, equilíbrio emocional, flexibilidade e adaptabilidade para citar algumas. Com essas características qualquer um de nós se tornará um ser humano melhor.
Abraços e paz profunda a você!
Dra. Izabel Failde

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.