Quais são os principais tipos de entrevista de emprego?

Conheça os 6 tipos de entrevista de emprego mais usados atualmente e como se preparar para cada um deles
por
http://www.empregos.com.br

Qual é a fase do processo seletivo que você considera mais assustadora? Se a entrevista de emprego logo passou pela sua cabeça, saiba que você não é o único. A maioria das pessoas se sentem nervosas quando tem uma entrevista agendada.

Isso faz com que os candidatos logo pesquisem quais são as principais perguntas da entrevista de emprego. Mas o que muitos não sabem, é que nem sempre o tipo de entrevista é o mesmo. Existem vários tipos, cada um com características próprias e objetivos definidos.

Preparar-se para essas modalidades diferentes te ajuda a superar o nervosismo e gerar confiança para mostrar que você é o profissional certo para a vaga.

O blog Adzuna listou quais são os principais tipos de entrevista de emprego aplicados atualmente, e como você pode se preparar para cada um deles. Confira:

1- Entrevista Técnica

Essa é a modalidade que foca em testar se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para a vaga que está concorrendo.

Nesse caso, a conversa é normalmente conduzida por um funcionário no mesmo nível ou superior ao do candidato.

Também é comum que o profissional tenha que fazer alguma prova prática relacionada ao seu trabalho, para complementar a análise do recrutador.

 

Leia também:
Perdendo o medo da entrevista de emprego
As 20 perguntas mais comuns na entrevista de emprego

 

2- Entrevista comportamental ou baseada em competências

Um dos tipos mais aplicados hoje em dia. O objetivo é avaliar se a personalidade e as habilidades do candidato estão de acordo com a posição e cultura da empresa.

Além disso, a entrevista também serve para verificar se o candidato de fato já teve experiências que comprovam que consegue lidar com os requerimentos da função.

O entrevistador, que é normalmente especializado em recrutamento se seleção ou o futuro gestor do profissional que será contratado, pergunta sobre experiências profissionais e quer saber como o candidato agiu em determinadas situações.

Uma dica para esse tipo de entrevista é estruturar sua resposta com base na técnica STAR (Situação, Tarefa, Ações e Resultados):

Situação: Descreva uma situação específica em que você se encontrava ou uma tarefa que precisava cumprir.

Tarefa: Depois, explique qual era a sua função e como planejou resolver a situação.

Ações: Exponha quais foram as ações que você tomou (e em que sequência) e qual foi o seu raciocínio para chegar a suas conclusões.

Mesmo que esteja falando sobre um projeto, ou outra situação em que trabalhou em grupo, é importante focar as suas contribuições individuais.

Resultados: Resuma quais foram os resultados do seu trabalho. Seja detalhista e utilize porcentagens e outras métricas para embasar sua resposta e demonstrar o impacto do seu esforço.

Entrevista de emprego: existem vários tipos de avaliação

3- Entrevista em grupo

Essa entrevista tem como objetivo avaliar vários candidatos de uma só vez, e é muito comum em processos seletivos para vagas de estágio ou trainee em grandes empresas.

Os recrutadores normalmente utilizam dinâmicas e jogos para fazer os candidatos interagirem entre si e analisam seu comportamento trabalhando em grupo, buscando identificar pessoas que se sobressaem.

4- Entrevista com estudo de caso

Esse é o tipo que avalia a capacidade analítica do candidato, ou seja, se ele é capaz de gerir questões específicas da indústria ou mercado em que a empresa está inserida.

Para isso, o recrutador apresenta um caso real do mercado e pede que ele resolva os problemas apresentados.

Também é possível que a empresa faça uma simulação de uma situação do dia a dia do cargo para qual o candidato se aplicou. Geralmente, é uma tarefa aplicada por um gestor da área ou diretor responsável pela empresa.

5- Entrevista-painel

Diferentemente da entrevista em grupo, em que vários candidatos são entrevistados ao mesmo tempo, na entrevista-painel são vários avaliadores que conversam com um único candidato.

O objetivo é avaliar o potencial contratado sob diversas perspectivas, abordando questões sobre o dia a dia da vaga em questão.

Nessa entrevista, participam profissionais do departamento de RH, gestores da área e o superior imediato do cargo que o candidato está concorrendo.

6- Entrevista por telefone

A entrevista por telefone é normalmente utilizada como a primeira forma de contato com o candidato, principalmente para coletar informações básicas que por ventura não constavam no currículo, como pretensão salarial e horários disponíveis.


Leia mais:
Como escrever uma redação de sucesso no processo seletivo
Dicas para você acertar na dinâmica de grupo (PARTE I)

Esta matéria ajudou você?

+ 37 pessoas ajudadas
Fonte: Adzuna
Topicos:

Comentarios