Carreiras | Empregos

por Renata Marucci
Quem pensa que psicólogo é só para louco está muito enganado! E o engano pode ser ainda maior para quem acredita que a psicologia é besteira, futilidade e não serve para nada.
A psicologia estuda o comportamento humano, seus processos mentais e fenômenos psíquicos. Assim, a função do psicólogo é orientar e auxiliar as pessoas com problemas emocionais, mentais ou de personalidade, analisando os diversos tipos de comportamentos com o objetivo de ajudar cada um na busca do auto-conhecimento.
Ele faz o diagnóstico, previne e trata distúrbios emocionais e de personalidade. Reúne, interpreta e aplica dados científicos relacionados aos mecanismos mentais e ao comportamento. Está apto a medir capacidades físicas e mentais. Analisa os efeitos que a hereditariedade e o meio ambiente exercem sobre o homem. Nos últimos anos, o estress tem sido campeão de atenção dos estudiosos da psicologia.
Para ser um bom psicólogo é importante gostar de gente, pois sua principal função será entender e orientar as pessoas. É fundamental que você consiga se colocar no lugar dos outros, tenha facilidade em se comunicar e tenha afinidade com pesquisas.
Onde Atuar
O psicólogo é um profissional da saúde. Pode atuar tanto como autônomo quanto em instituições públicas e privadas. Trabalha na promoção da saúde psicológica de indivíduos e grupos, em hospitais, centros de saúde, clínicas, creches, escolas, empresas, asilos, penitenciárias e órgãos judiciais.
O psicólogo pode ainda trabalhar pela promoção da saúde da comunidade em geral, atuando em organizações não-governamentais (ONGs), comunidades de base e associações desportivas. O mais tradicional dos campos de atuação de um profissional de psicologia é o dos consultórios particulares, porém já está saturado nos grandes centros.
Leia mais:
Confira algumas dicas para se dar bem na profissão!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.