Carreiras | Empregos

Autor: Anastasio Ovejero Bernal
Editora: Artmed e Bookman
Páginas: 240
Preço: R$52,00
Com um intenso trabalho de pesquisa na Faculdade de Ciências do Trabalho, na Espanha, o professor Bernal aborda no título as consequências do desemprego e seus efeitos psicológicos e psicossociais; mostra, também, como melhorar a vida no ambiente de trabalho; e aponta como o estresse, o esgotamento, o mobbing ou o assédio podem interferir no trabalho. “A globalização, enormemente acelerada pela revolução tecnológica, está produzindo efeitos laborais que obrigam empresas e gestores a repensar as questões relacionadas com a psicologia do trabalho”, explica o autor.
Os nove capítulos abordam questões importantes do universo do trabalhador e o mundo do trabalho como o significado do trabalho na sociedade contemporânea; os efeitos da globalização; o fenômeno do desemprego; o desempenho juvenil e suas conseqüências; escola e inserção dos jovens no mercado; satisfação e motivação; estresse e síndrome do esgotamento; o mobbing; e como melhorar a qualidade de vida no trabalho hoje.
Segundo o autor, se o primeiro objetivo deste livro era precisamente analisar as principais variáveis causadoras do atual mal-estar produzido pela globalização neoliberal e, em especial, mostrar vias de superação desse mal-estar, o último capítulo aponta as vias para essa superação. “A meu ver, qualquer tentativa de solução deve passar pela construção de uma sociedade que acredita em postos de trabalho com uma autêntica qualidade e que consegue que a vida profissional realmente seja satisfatória para os trabalhadores”, afirma Bernal.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.