Carreiras | Empregos

No mercado de trabalho atual, as pessoas são consideradas como o grande diferencial para o crescimento e desenvolvimento das organizações. A busca é por profissionais diferenciados, com talento e capacidade criativa, que possam crescer dentro da empresa e trazer resultados para a organização.
Os processos seletivos visam cada vez menos à formação acadêmica e a experiência anterior, focando nas características de comportamento e criatividade demonstradas pelos candidatos.
As empresas não buscam somente profissionais qualificados para integrarem seus quadros. Elas buscam aqueles talentos com potencial e capacidade para se desenvolverem dentro da empresa, e que se identifiquem com sua missão, visão e valores.
Hoje, elas utilizam o método da seleção por competências por ser mais compatível com as necessidades de flexibilidade e adaptação, ao contrário do método tradicional de seleção, por formação acadêmica adequação ao cargo.
O termo competência é definido pelo conjunto de Conhecimento, Habilidades e Atitudes, o famoso “CHA”.  O conhecimento são as competências técnicas, a habilidade e a atitude são as competências comportamentais.
Dentro das empresas, é realizado um mapeamento das competências para cada cargo e as competências organizacionais, que são definidas pela missão, visão e valores da organização.
Por que quem busca emprego deve se preparar para inovar?
A seleção vai além de identificar o candidato ideal para uma vaga que foi aberta. Ela busca também perceber se os valores do futuro colaborador são compatíveis com os valores e cultura organizacional, levando em consideração diversos fatores como: comunicação, relacionamento interpessoal, criatividade, atitude inovadora, colaboração e visão sistêmica e empreendedora.
O uso das redes sociais vem crescendo, e os profissionais se cadastram expondo suas experiências e qualificações, formando redes com outros profissionais, fazendo recomendações, relatando as experiências e o relacionamento de trabalho que tiveram em outras empresas.
O mercado precisa de profissionais criativos e inovadores. Não se fala mais de empregados e sim de colaboradores. É disso que as empresas precisam. O futuro colaborador precisar ser bom em determinado assunto e, além disso, deve ser criativo e inovador.
A criatividade e a inovação são temas essenciais no mundo corporativo. Não basta ser criativo, você tem que inovar, realizar sua criatividade e fazê-la acontecer.
Nas empresas, a inovação é o procedimento de introduzir uma ideia, colocando-a em prática. A criatividade não é só um diferencial, ela é requisito obrigatório! E saber inovar é a condição para continuar no mercado. Criatividade e inovação não são sinônimas, mas andam juntas. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas acontecerem.
A mais importante das políticas de uma empresa é apostar em seu pessoal e estimular a criatividade todos os dias. Uma empresa se torna criativa quando sua criatividade consegue realizar coisas novas e consumíveis de forma sistemática e contínua.
Se você faz sempre as mesmas coisas e da mesma forma, o resultado será sempre o mesmo. Para obter resultados diferentes você precisa fazer diferente.
Escolha um caminho novo, desenvolva novas amizades, altere sua rotina de trabalho, assista a filmes, leia livros e jornais, visite lugares interessantes, mude seu visual, isso irá estimular a sua criatividade.
rodape sergio dias

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.