29 / 03 / 2008

Por que aderi ao e-learning

por
http://www.empregos.com.br

por Leila Navarro*

Devido ao meu trabalho, viajo muito pelo Brasil e também pelo exterior. Consequentemente, converso com pessoas de várias partes do mundo. Eu já estava bem-informada sobre a força do e-learning, principalmente no ambiente corporativo. Era um assunto muito abordado na imprensa brasileira, nas conversas dos consultores e conferencistas das áreas de Gestão e Recursos Humanos.

Apesar disso, fiquei muito impressionada com a penetração da aprendizagem à distância na Europa (que comprovei ao viajar para a Espanha, Inglaterra e Itália) e ainda mais nos Estados Unidos. Percebi que é um caminho sem volta. Não, não é o fim dos cursos presenciais. Porém, o e-learning já tem o seu espaço e não podemos deixar de considerar esta questão.

Faço cursos via internet sempre que posso para me atualizar. Resistir ao novo é resistir ao aperfeiçoamento, ao conhecimento e, principalmente, ao crescimento. Eu sempre digo que estou na minha quarta carreira profissional. Agora tenho mais uma: sou e-teacher ou seria webteacher? Enfim, você pode escolher. O fato é que isto me dá muito mais motivação, até porque é um diferencial do meu trabalho, um plus às palestras.

Como tenho como missão compartilhar conhecimento e ajudar na potencialização dos talentos, não poderia deixar de aderir ao e-learning.

Por isso, disponibilizo em meu site um curso gratuito de Planejamento Estratégico Pessoal. Tenho consciência de que através dele poderei dar continuidade ao trabalho que realizo nas minhas palestras e apresentações.

O meu trabalho é altamente motivador. O curso é um passo mais profundo, já que todos nós buscamos atitudes, novas posturas, mudanças comportamentais e novos modelos mentais. É isso que queremos: atender pessoas empreendedoras, motivadoras e que buscam sempre por aprendizado.

O curso à distância permite romper as barreiras de tempo e distância, sem imposições, e dá oportunidade para que cada um aprenda no seu ritmo, à sua maneira. Sem contar que também é uma diferença competitiva alcançada pela determinação e pelo empenho de cada um.

Outro ponto muito importante é possibilitar às pessoas a transformação da informação recebida em aprendizado. Com o curso que estamos disponibilizando, a pessoa não se poupa, ela se apresenta inteira, comprometida. Inclusive, costumo perguntar em minhas conferências pelo Brasil quanto cada um utiliza de seu respectivo talento. As respostas que ouço são alarmantes.

Falta uma grande consciência de que, independentemente do cargo que exerça, ou da empresa em que trabalhe, todo colaborador precisa utilizar o máximo de seu potencial criativo e capacidade. O diferencial está aí, em não se poupar e investir sempre no conhecimento. Acredito que hoje nenhuma organização, nenhum profissional possa descartar essa grande oportunidade oferecida pelos cursos a distância.

Nada melhor do que delegar responsabilidade e comprometimento ao indivíduo, ao seu próprio querer. Fica evidente que é um investimento real e que em frente à tela ele não irá se dispersar, irá mergulhar na aprendizagem.

Como sou uma pessoa empreendedora, vi numa parceria com a Web Training, empresa especializada em soluções para aprendizagem a distância, a possibilidade de concretizar meu desejo de oferecer mais do que minhas palestras às pessoas. Nossa parceria busca oferecer o compromisso com o desenvolvimento pedagógico e técnico, que são focados no objetivo do curso.

A nossa demanda está acima de todas as nossas expectativas e, para corresponder à procura que tivemos, estamos trabalhando em novos cursos. Esse interesse comprova que as pessoas estão sempre buscando algo que as faça crescer e se aprimorar. Tenho feito muitas pesquisas informais e percebo que há uma carência em relação aos cursos oferecidos na Internet. O desenvolvimento brasileiro em relação ao e-learning ainda é incipiente. Temos muito que aperfeiçoar, mas estamos no caminho certo.

É isto que me move a partir para a realização de mais cursos, inclusive mais complexos, com a utilização do maior número possível de instrumentos que permitam uma grande interação e suporte ao web-aluno. Eu acredito que o e-learning pode proporcionar esse diferencial com muito mais liberdade e democracia, fazendo com que as pessoas inovem, usem seu potencial e sua criatividade.

* Leila Navarro é colunista do Empregos.com.br, conferencista internacional e autora dos livros “Talento para ser feliz” e “Obrigado, equipe” (Ed. Gente).

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios