16 / 07 / 2010

Pergunte ao especialista – Por que aos 37 anos não consigo emprego?

por
http://www.empregos.com.br

Por que aos 37 anos não consigo emprego?

Estou há cinco anos desempregado e não consigo arrumar nada, já estou com 37 anos e sou solteiro. As empresas me recusaram pela idade. Sou formado em Direito e minha experiência profissional está relacionado a cobrança. Tenho mais de cinco anos nessa área e não sei se mudar de ramo poderia ajudar.

Obrigado
Jorge Nadasi
Rio de Janeiro – RJ
Resposta
Prezado Jorge,

O que ocorre é que para o mercado de trabalho, você seria jovem – 37 anos – se já tivesse uma carreira em progresso e já tivesse alcançado um posto de supervisão ou gerência, mas é “velho” para funções administrativas e operacionais. Os profissionais dos setores de Contas a Pagar, Contas a Receber e Cobrança são em geral muito novos, em formação universitária ou recém-formados. Para um funcionário dessa área você já está muito maduro.

O fato de ser solteiro também parece ajudar, mas nem tanto. É minha impressão – sem pesquisa – que as organizações preferem que, depois de uma certa idade, o homem seja casado. Creio que há uma expectativa de estabilidade e dependência do emprego. Assim, 37 anos e ainda solteiro pode não ser um bom perfil para as empresas empregadoras.

Com relação aos 5 anos desempregado, o que você tem feito nesse período? Tem atuado como profissional liberal, advogado em algum escritório ou na sua própria banca de advocacia? Ou algum outro tipo de opção profissional?

Mais importante do que tudo para você, a meu ver, é fazer um levantamento dos seus pontos fortes, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional, e capitalizar sobre eles, buscando a atividade profissional que mais seja adequada aos seus pontos fortes, aos seus ativos.

O mercado de trabalho é muito exigente e cobra das pessoas, hoje em dia, que desde cedo elas busquem e percorram seus caminhos de carreira. Se você se forma num determinado curso é preciso buscar sucesso na carreira escolhida. Se não for assim, lá na frente, as alternativas, apesar de não impossíveis, serão poucas.

Aos 37 anos você ainda é um jovem e tem muitos caminhos a trilhar. Coragem e perseverança!

Um abraço do Laerte Leite Cordeiro

Esta matéria ajudou você?

+ 24 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios