14 / 04 / 2016

Pergunte ao especialista – O que fazer quando o FGTS não foi depositado?

O advogado especialista Gustavo de Melo Sinzinger* responde à dúvida da leitora Maria Gildervânia Santos da Silva, recebida através da nossa página do LinkedIn
por
http://www.empregos.com.br

Como proceder quando a empresa não deposita o FGTS, que foi recolhido durante o vínculo empregatício, após 30 dias da demissão do funcionário?

Neste caso, o trabalhador deve ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar um extrato analítico da sua conta do FGTS, para ter um comprovante da ausência do depósito.

Com este documento em mãos, ele deve entrar em contato com a empresa em que trabalhava, a fim de saber como ela irá proceder para efetuar o pagamento correspondente.

Se não houver iniciativa da empresa em pagar seu direito, o ex-funcionário deverá procurar um advogado especializado na área trabalhista, para mover uma Ação Trabalhista contra a empresa.

A ação trabalhista é um processo judicial onde é agendada uma audiência com um juiz. Nesta audiência, são ouvidas as testemunhas do caso para resolver a questão. Se as partes não entrarem em acordo, o juiz faz um julgamento para encerrar o caso.

Veja mais informações sobre o FGTS e como resgatá-lo.

rodape advogado

Esta matéria ajudou você?

+ 14 pessoas ajudadas

Comentarios