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Como citar trabalho voluntário no currículo?
Três vezes por semana ajudo uma colega que é supervisora de um Telecentro em São Paulo. Cadastro usuários da comunidade, atendo o telefone e esclareço dúvidas a respeito de Internet, ferramentas de texto, tabela, dados e e-mail. Posso colocar essa experiência em meu currículo? Como?
Obrigado,
Mayra Sousa
São Paulo/SP
Resposta
Cara Mayra,
No seu texto não ficou claro se essa atividade é temporária, ou seja, se você tem contrato de trabalho por tempo determinado, ou se é uma ajuda informal à empresa da sua amiga. Mas o que importa mesmo é que você está adquirindo experiência e contribuindo para o atendimento dos clientes.
Na elaboração de currículo, depois de você escrever seus dados de identificação, objetivo profissional e um sumário (onde você pode escrever o que quer chamar a atenção na sua experiência), deve sempre iniciar o relato da experiência profissional por ordem cronológica descendente, ou seja, da empresa atual para as antigas. Você deve escrever o nome da empresa para a qual você está prestando serviços, pelo que entendi, deve ser um call center , depois escreva o mês no qual iniciou a atividade. Abaixo do nome da empresa, pode escrever algo sobre a organização, como por exemplo: ramo, porte, tipo de atividade e para quais clientes presta serviços. A seguir, em outra linha, pode escrever sua função e em outro parágrafo abra outro subtítulo: “Principais atividades” – nesse parágrafo escreva suas atribuições, se puder, quantifique o número de atendimentos/dia que realiza, que ferramentas de texto conhece, bem como planilhas para elaboração de tabelas, etc., especialmente se seu objetivo profissional é continuar em área equivalente a que você está no momento.
Se quiser mencionar que a atividade é temporária, ao lado do título do seu cargo, pode escrever entre parênteses essa condição. Se não, pode mencionar só em entrevista.
Exemplo:
Experiência profissional:
Inteclients Ltda. – desde jan/2006
Call center de grande porte pertencente a empresa de telefonia XPT, com clientes dos segmentos: provedor de internet, comércio, indústria.
Assistente – Suporte à área de Atendimento (temporário)
Principais atividades:
– Responsável pelo atendimento diário de 100 ligações;
– Elaboração de respostas dos e-mails dos clientes – média diária de 30 – com dúvidas
em relação a ferramentas de texto (Word, etc), planilhas, etc.
Desejo sucesso a você,
Karin

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