“Perguntas na entrevista de emprego” – Qual foi o resultado do último projeto que liderou?

Seja para o cargo de gestão ou não, os recrutadores podem questionar as suas capacidades de liderança para saber se você tem potencial para crescer na equipe
por
http://www.empregos.com.br

Além de questionar sobre as suas qualificações acadêmicas e experiências profissionais, alguns recrutadores podem fazer outras perguntas mais específicas.

Principalmente se a vaga para qual você está se candidatando exige habilidades de liderança, ou prevê o seu crescimento dentro da empresa, em que você pode acabar como chefe.

Perguntar se você tem capacidade para ser um bom líder não é uma boa saída para obter grandes informações sobre você, pois dificilmente um entrevistado, no processo seletivo, dirá que não tem tal capacidade.

Por isso, eles pedem um exemplo – o último ou mais importante projeto que já participou em sua vida, quais foram os desafios e os resultados.

Escolha o exemplo certo
Selecione um projeto recente em que foi bem-sucedido. A resposta, entretanto, deve ser honesta. Se não possui um bom exemplo para responder, mostre como as experiências negativas serviram de aprendizado para a sua carreira.

Assim, eles entendem que você tem olhar crítico e consegue se antecipar às possíveis falhas de projetos futuros. Afinal, eles estão avaliando o seu perfil profissional, e não os resultados da empresa em que você trabalhou.

Em sua resposta, deixe claro os seguintes pontos:

– Como você trabalha em equipe
Diga o que você faz para cativar as pessoas com quem trabalha, se é paciente, bom ouvinte, e cite exemplos de momentos em que essas características foram essenciais para o bom relacionamento de todos.

– O que você fez para cumprir o papel de líder;
Qual é o seu jeito de liderar? Você faz reuniões semanais, mantém os processos documentados por e-mail, já participou de uma avaliação de desempenho (sua própria ou a de um colega)? É o momento de expor esses tópicos ao recrutador.

– Quais técnicas você utilizou para realizar o projeto
Se a sua dedicação, senso de organização, ou mesmo sua capacidade intuitiva foi determinante para o sucesso do projeto, explore isso em sua resposta.

– Por que o projeto não deu certo, e o que você aprendeu com isso
Identifique os fatores que minaram as chances do projeto anterior ter sido um sucesso e apresente soluções práticas para cada um deles. Evite, entretanto, falar mal da antiga empresa ou dos ex-chefes – isso pode queimar a sua imagem.

Veja também: “Perguntas na entrevista de emprego” – Onde você quer estar daqui a 5 anos?

Esta matéria ajudou você?

+ 30 pessoas ajudadas

Comentarios