“Perguntas na entrevista de emprego” – Como é o seu ambiente de trabalho ideal?

Você prefere trabalhar em empresas grandes ou pequenas? Prefere um ambiente formal ou informal? Saiba como elaborar a sua resposta!
por
http://www.empregos.com.br

O sucesso em uma entrevista de emprego não é conquistado apenas mostrando as suas habilidades técnicas. Cursos e experiências contam, mas esse é só um lado sobre você que os recrutadores estão tentando descobrir. O outro aspecto é o seu perfil profissional.

Por isso, é comum que o entrevistador faça perguntas que até parecem pessoais – elas revelam os seus valores, a sua cultura e, principalmente, se o seu jeito de pensar e agir é semelhante aos da empresa.

É fato que as pessoas são mais produtivas quando se sentem confortáveis no ambiente em que trabalham, seja com espaço físico da organização, ou os colegas com quem convivem.

As empresas têm personalidades diferentes, por isso, é importante para elas contratar profissionais que se encaixem.

A melhor forma de descobrir isso é questionando: “com é o seu ambiente de trabalho ideal?”. Ao perguntar isso, eles querem saber se você vai se adaptar bem à organização.

É claro que uma resposta contrária à realidade da empresa não tem peso suficiente para te desclassificar. Mas mostrar que você pensa parecido certamente te destaca dos concorrentes. Aqui vão algumas dicas para você elaborar a sua resposta:

Veja o lado bom de cada situação

É natural que você não concorde com absolutamente tudo o que a empresa é. Mas se você tem interesse em trabalhar nela, é porque há algo que você se identifica. Um bom ponto de partida, é pensar nas características dela.

Por exemplo, a empresa é grande ou pequena? Se ela for grande, ressalte os pontos positivos disso. Explique o quanto você se daria bem nela.

Mencione outras empresas grandes em que já trabalhou e mostrou bons resultados, ou o seu interesse em conhecer como é trabalhar em uma empresa assim.

Da mesma forma, se for pequena, dê enfoque ao lado bom dessa característica. Por exemplo, a comunicação é mais rápida, as equipes são mais unidas, dentre outros aspectos.

Não deixe a sinceridade de lado, mostre sua resiliência

Outro ponto que você pode abordar é sobre a formalidade ou informalidade no dia a dia da empresa. Antes da entrevista, pesquise sobre ela e reconheça os pontos que você mais tem a ver.

Nos aspectos que você encontrar maior divergência, exponha ao recrutador a sua capacidade de se adaptar, contando exemplos reais dessa sua qualidade.

Conte, por exemplo, um caso em que você teve que trabalhar com roupas formais ou uniforme, apesar de gostar de ambientes de trabalho menos conservadores.

Afinal, mesmo se nos sentirmos desconfortáveis com uma situação, podemos trabalhar nossa própria flexibilidade e aprender com as situações adversas, até tirarmos de letra qualquer incômodo.

Esta matéria ajudou você?

+ 230 pessoas ajudadas

Comentarios