PERGUNTA – Como encontrar uma boa oportunidade para advogado no Brasil?

Tenho 28 anos, sou Advogado há 2 anos, estou fazendo pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial.
por
http://www.empregos.com.br

Tenho 28 anos, sou Advogado há 2 anos, estou fazendo pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial. Estou estudando bastante Direito Empresarial, Econômico e Tributário. No entanto, não sei inglês e não tenho experiência em Advocacia Empresarial. Gostaria de saber como faço para conseguir emprego como advogado numa boa empresa, em qualquer lugar do Brasil.
Gilson Nogueira
Araraquara – SP
:: RESPOSTA

Prezado Gilson,

Você já é advogado, está fazendo pós -graduação em Direito Empresarial e parece ser bastante estudioso.

Creio que uma primeira definição tem que ser se você está interessado em trabalhar em uma empresa ou se também lhe interessa atuar como advogado associado em escritório de advocacia especializado em Direito Empresarial.

Como você certamente sabe, muitas empresas eliminaram a área jurídica de suas organizações e passaram a contratar escritórios externos para tratar desses assuntos. Embora a meu ver com algum prejuízo, a intenção terá sido a de reduzir custos fixos e o tamanho da estrutura organizacional.

Daí que hoje em dia um advogado pode ter sua própria banca, pode trabalhar associado em algum escritório de nome ou pode, ainda e sempre, conseguir um emprego de advogado em uma empresa não-jurídica.

Não sei exatamente qual é a sua pretensão de carreira nem conheço no detalhe o seu currículo, mas posso recomendar algumas iniciativas que podem ajudá-lo a conseguir uma relação profissional com um escritório ou uma empresa:

a) Definir com clareza qual é o seu objetivo profissional neste momento;
b) Elaborar um currículo que mostre quem você é, qual a sua escolaridade e a sua experiência e qual é o seu objetivo de carreira;
c) Divulgar seu interesse da seguinte forma:

– Usar o seu círculo de relações na comunidade jurídica para pedir apoio de profissionais da área e de empresários para sua busca;
– Levantar os nomes dos principais escritórios de advocacia empresarial no Interior de SP, na Capital e em outros Estados e enviar seu currículo, acompanhado de carta explicativa de seu interesse;
– Acompanhar nos jornais e revistas de negócios os anúncios que saem, requerendo profissionais com o seu perfil e enviar seu currículo;
– Acessar os portais de emprego da Internet e verificar as vagas disponíveis em sua linha de interesse;
– Enviar o seu currículo para consultorias de recrutamento e seleção de profissionais de São Paulo;
– Contratar uma empresa de apoio à recolocação profissional que possa ajudá-lo em sua procura pela nova posição.

O mercado de trabalho para advogados anda um tanto saturado pelo grande número de profissionais formados.

Sugiro que estude bastante, leia revistas de negócios, mantenha contato com associações profissionais e comunitárias e, se possível, estude inglês, idioma muito utilizado por quem lida no Direito Empresarial, ambiente no qual a globalização impera.

Procure, agite, lute, participe que as coisas acontecem. E não se preocupe quando falarem em crise: quando é que, nos últimos muitos anos, o Brasil não esteve em crise?

Um abraço do Laerte Leite Cordeiro
:: QUEM É LAERTE CORDEIRO
Especialista em Busca de Emprego

Laerte Leite Cordeiro é Presidente da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, uma empresa de consultoria brasileira com 20 anos de experiência e dedicada a atuar na área de empregos e carreiras de executivos e profissionais. Uma das atividades mais importantes da Empresa é a orientação e o apoio para a busca de novo emprego, preparando seus clientes para o sucesso de seus projetos de recolocação. Economista, com Mestrado em Administração e especialização em Recursos Humanos, nas Universidades de Michigan State, Harvard e Stanford, Laerte é co-autor dos livros “Comportamento Humano na Empresa” e “Administração Geral e Relações Industriais na Empresa Brasileira”, além de inúmeros artigos em jornais e revistas especializadas.

Esta matéria ajudou você?

Comentarios