Carreiras | Empregos

De que forma um profissional que possui mestrado deve preparar uma apresentação para buscar um novo trabalho? Da forma tradicional, por meio de currículo?
Luciana Oliveira
:: RESPOSTA
Prezada Luciana,
É preciso lembrar sempre que MBA ou pós-graduação “latosensu” não são a mesma coisa que um mestrado. Os dois primeiros cursos dão, aos concluintes, um certificado de conclusão, que comprova a freqüência e os resultados, mas não é um diploma que confere o grau de mestre, como no caso do mestrado.
No que se refere ao mercado de trabalho e às oportunidades, há sim diferenças importantes. O mestrado é importante quando o graduado pretende uma carreira universitária – na docência ou na pesquisa – ou uma carreira em áreas eminentemente técnicas. É indicado para quando se oferece ao interessado a chance de uma trajetória em “Y”, na qual umas das pernas da letra é uma carreira sênior técnica e a outra é o crescimento hierárquico na linha gerencial.
Já o MBA ou a pós-graduação são um caminho de desenvolvimento profissional para quem pretende uma carreira empresarial, na qual o objetivo é um percurso profissional que deve levar a posições de chefia, gerência ou direção. São cursos que auxiliam o aperfeiçoamento das condições de atuação na cadeia de comando das organizações.
Portanto, se o objetivo é uma carreira acadêmica a recomendação é o mestrado, seguido do Doutorado no Brasil e/ou no exterior; se o objetivo é uma carreira empresarial, a recomendação é o MBA – mais que a Pós-Graduação “latosensu”.
O currículo, essencial para sua apresentação profissional, tenha você feito mestrado ou MBA, deve ser objetivo, informativo, se possível curto e demonstrando todos os seus ativos profissionais.
No caso do mestrado e da carreira acadêmica, o currículo deve conter informações sobre cursos de todas as naturezas e participações em congressos, simpósios, conferências, pesquisas e assim por diante, para demonstrar seu interesse pela vida universitária.
Se o objetivo é emprego, com um MBA na mão, a sugestão é um currículo que relate os conhecimentos e experiência profissional que a empresa poderá aproveitar.
Lembre-se, porém, que um bom currículo ajuda a alcançar as oportunidades mas não dá emprego para ninguém. É preciso participar bem dos processos de seleção (entrevistas, testes, dinâmicas) e saber divulgar a sua capacidade com eficácia mercadológica. Faça isso e boa sorte.
Um abraço do Laerte Leite Cordeiro
:: QUEM É LAERTE CORDEIRO
Especialista em Busca de Emprego
Laerte Leite Cordeiro é Presidente da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, uma empresa de consultoria brasileira com 20 anos de experiência e dedicada a atuar na área de empregos e carreiras de executivos e profissionais. Uma das atividades mais importantes da Empresa é a orientação e o apoio para a busca de novo emprego, preparando seus clientes para o sucesso de seus projetos de recolocação. Economista, com Mestrado em Administração e especialização em Recursos Humanos, nas Universidades de Michigan State, Harvard e Stanford, Laerte é co-autor dos livros “Comportamento Humano na Empresa” e “Administração Geral e Relações Industriais na Empresa Brasileira”, além de inúmeros artigos em jornais e revistas especializadas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.