Carreiras | Empregos

Autor: Roberto Shinyashiki
Editora:
Gente
Páginas:
176
Preço:
R$ 19,90
Por Paulo Vinicius Cerávolo, especial para o Empregos.com.br
Os segredos dos campeões , o novo livro do psiquiatra Roberto Shinyashiki, é o desdobramento de um volume anterior, Você: a alma do negócio . Se este último focava o empreendedorismo, o recém-lançado traz lições para o leitor em busca de um caminho para o êxito pessoal e profissional, apoiando-se em casos de personalidades e pessoas comuns que têm sucesso em suas profissões.
São quatro os segredos de Shinyashiki: um objetivo bem definido, uma estratégia bem clara, o trabalho consistente e o que chama de competência superior.
Um objetivo bem definido nada mais é do que saber exatamente o que você quer. Mas é preciso ter parâmetros: ele deve ser “específico, mensurável, realizável e ter um prazo determinado para ser concretizado”. Shinyashiki cita Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e o comandante Rolim, fundador da TAM, como exemplos de vencedores que abraçaram seus objetivos como a missão de toda uma vida.
Já a estratégia é uma forma de chegar aonde você quer, ou seja, “pensar em tudo que precisa ser feito, analisar as dificuldades, os meios disponíveis para atingir o objetivo”. É o como fazer. O presidente Juscelino Kubitschek e o treinador de vôlei Bernardinho são escolhidos por Shinyashiki como exemplos de líderes que aprenderam a planejar.
O autor é partidário do trabalho persistente, mas acima de tudo prazeroso, o único que faz sentido. Ele ressalta que “o sucesso é conseqüência não apenas do trabalho duro, mas especialmente do trabalho bem feito!”. E quem ama o que faz pode até se cansar, frustrar-se, porém jamais desiste no meio do caminho. A apresentadora Hebe Camargo é a encarnação do gosto pelo trabalho na visão do psiquiatra santista.
E competência superior? Parece estranho, mas não é: trata-se das habilidades necessárias para a realização de seus objetivos, ou simplesmente, “você tem que ser bom no que faz!”. Mas não só isso. É preciso continuar sendo bom, evoluir sempre, manter-se competente, até que isso deixe de ser um esforço consciente para se tornar um hábito.
Outras informações podem ser encontradas no site www.shinyashiki.com.br, e você pode entrar em contato com o autor e palestrante pelo e-mail:roberto@institutogente.com.br

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.