“O tempo perdido não se encontra nunca mais.” (Benjamin Franklin)
Por Tom Coelho*
No mundo corporativo, há uma legião de ladrões de tempo, os chamados desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficácia, comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo stress. Veja a seguir os principais fatores mapeados e se estão presentes em sua vida.
1. Interrupções: significa que você tem valor, amigos ou detém informações de interesse dos outros. As interrupções acontecem por telefone, e-mail ou visitam você pessoalmente. Para reduzi-las:
- Aprenda a dizer NÃO e seja firme;
- Atenda às pessoas em pé;
- Mantenha a porta da sala fechada;
- Continue escrevendo enquanto atende alguém;
- Filtre telefonemas e e-mails;
- Evite ser receptivo a visitantes inesperados;
- Retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de terceiros;
- Use as palavras mágicas: desculpe-me, por favor e por gentileza.
2. Comunicação Deficiente: ocorre quando responsabilidades e autoridade não estão definidas com clareza na empresa ou quando há subordinados em excesso. A posologia consiste em:
- Defina com clareza metas e objetivos;
- Determine responsabilidades e atribuições;
- Utilize linguagem simples, concisa e sem ambigüidades;
- Na dúvida, pergunte: procure fazer certo na primeira vez;
- Forneça informações seguras para permitir tomada de decisão consistente e ação imediata;
- Lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.
3. Reuniões: muitas são desnecessárias e agendadas sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para torná-las produtivas:
- Agende as reuniões com antecedência;
- Convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
- Defina a pauta e comunique a todos com antecedência;
- Determine horário de início e término;
- Mantenha a pauta e busque a objetividade;
- Não permita interrupções externas e mantenha celulares desligados;
- Promova debates, tire conclusões, tome decisões e determine como agir;
- Faça ata ou memorando com resumo da reunião constando a assinatura dos participantes;
- Faça reuniões curtas em pé.
4. Telefone: imprescindível na vida moderna, constitui-se no maior vilão das interrupções e, por conseguinte, numa das fontes mais significativas de desperdício de tempo. Algumas dicas:
- Reserve horários para fazer e receber ligações;
- Relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
- Prepare-se para cada uma das ligações, munindo-se previamente de informações;
- Identifique-se no início da ligação – as pessoas não são obrigadas a reconhecer sua voz;
- Deixe recados claros e concisos;
- Concentre-se em ouvir a pessoa com quem estiver falando, evitando desviar a atenção;
- Nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal ou não desejar fazê-lo;
- Nada de desculpas ou mentiras: use da honestidade dizendo que não pode atender naquele momento;
- Encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.
5. Celular: na mesma proporção em que agiliza as comunicações, também atua como agente de interrupções, invadindo inclusive sua privacidade. Sugestões para otimizar seu uso:
- Desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa que exija concentração;
- Mantenha-o em vibracall para atender urgências;
- Utilize o olho mágico para selecionar as ligações que merecem ser atendidas;
- Recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as ligações em horários pré-determinados;
- Grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
- Considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho apenas para emergências, mas divulgue o número com seletividade;
- Evite atendê-lo quando estiver em casa.
6. E-mail: substitui o telefone com objetividade. Entretanto, quando utilizado sem critério, torna-se fonte de interrupções, mal-entendidos e até disputas judiciais. Formas de gerenciá-lo:
- Instale um serviço anti-spam;
- Baixe suas mensagens no máximo quatro vezes por dia em horários pré-definidos;
- Responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo para fazê-lo;
- Utilize o subject (assunto) para classificar as mensagens;
- Organize pastas diversas para arquivamento;
- Crie regras de mensagens;
- Tenha uma assinatura eletrônica;
- Utilize um corretor ortográfico.
7. Internet e Intranet: são instrumentos importantes para acelerar a comunicação e busca de informações. Mas vale lembrar que, às vezes, pode ser mais eficiente caminhar até a estação de trabalho de seu colega. Além disso:
- Avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores como ICQ, Messenger e Skype;
- Tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e recebimento de mensagens;
- Atenção com os sites navegados em virtude do risco de vírus e spys (programas espiões);
- Solicite suporte ao responsável pela manutenção da rede caso note alguma irregularidade;
- Deixe de assinar e-zines e não autorize a divulgação de dados seus ou da empresa.
Decerto há outros fatores de desperdício de tempo que poderíamos relacionar. Mas atentando para estes sete aspectos, é certo que sua produtividade pessoal aumentará. E esteja sempre a postos para a ocorrência de imprevistos. Eles são imponderáveis, por isso, deixe espaço em sua agenda para contratempos. Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: “e se…”.
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