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Estrear em um cargo de liderança
é com certeza é uma oportunidade empolgante. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não cometer deslizes que desestabilizam a equipe.
A nova posição traz um olhar
diferente sobre o trabalho. Em vez de
se concentrar nas próprias entregas, o gestor deve cuidar da produção geral e avaliar as necessidades de todo o pessoal.
Para quem está começando na função de líder, a Exame separou as principais falhas para que você saiba lidar com elas da melhor forma possível. Confira:
Os erros mais comuns de chefes inexperientes
“Mostrar serviço”
O chefe novato, normalmente é ansioso e peca pela pressa. Ele pode impor um ritmo forte à equipe. Antes de tudo, procure entender a rotina e a cultura dos chefiados e só depois, proponha mudanças e melhorias.
Achar que sabe de tudo
Nunca trate seus funcionários como inferiores. Você está ali para identificar e desenvolver talentos. Se focar apenas nas suas próprias capacidades e diminuir os outros, seu ego irá afastá-lo da equipe, além de desmotivá-la.
Achar que não sabe nada
Se o excesso de autoconfiança pode ser um problema, a ausência completa também é. Gestores novatos podem sentir que não são bons o bastante para encarar aquela posição. Por isso, trabalham desenfreadamente, esgotando-se muito rápido. Lembre-se: o reconhecimento de sua competência é um dos fatores que lhe garantiu esse cargo. Confie em si mesmo.
Viciar em tarefas
Alguns gestores inexperientes, podem simplesmente continuar fazendo o que já faziam antes da promoção. Ficam absortos em atividades operacionais e deixam de acompanhar e apoiar o grupo, como seria esperado. É importante compreender que o gestor está à frente da equipe, inclusive, delegando tarefas. Executar apenas a sua parte do trabalho, sem acompanhar a dos demais, é um dos grandes erros do chefe de primeira viagem.
Agir como mero supervisor
Ser chefe não significa apenas comandar. Agir apenas de forma burocrática, pode dar a ideia de autoritarismo. O ideal é não cobrar as tarefas de forma insistente e obsessiva e nem ter foco em detalhes que são irrelevantes para o resultado final.
Ser paternal ou maternal
Você também não deve ser excessivamente protetor. Chefes “bonzinhos” podem parecer simpáticos, mas em longo prazo prejudicam o desempenho da equipe. O medo da rejeição pode dar a impressão de fraqueza, o que pode acarretar em sua substituição por uma figura mais “firme”.

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