Carreiras | Empregos

Jovem e formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Christiano Rihan vem acumulando diversas experiências relevantes em um curto espaço de tempo, porém intenso e cheio de realizações. Trabalhar em uma empresa líder global em serviços da cadeia de suprimentos e de carga aérea, com mais de cem anos de experiência em transportes e logística, exige de Rihan, além do amor ao que faz, preparo, planejamento e muita responsabilidade.
Baseado na ética e na crença em um trabalho construído com honestidade, nosso entrevistado explica como foi esse caminho percorrido na UPS aliado ao crescimento que a cada dia se prova mais constante.
Empregos.com.br – Fale um pouco sobre sua experiência profissional.
Christiano Rihan – Eu iniciei a minha carreira no atendimento ao cliente, focado em transportes internacionais em Porto Alegre , em 1992. Fui transferido para São Paulo em 1995, onde iniciei minhas atividades na área comercial como executivo de contas. Em 1999 retornei ao Sul do Brasil como gerente comercial de área para o Sul do Brasil, assumindo em 2002 a responsabilidade comercial e operacional para o setor de varejo. Em 2005 retornei para São Paulo como gerente nacional de vendas para a unidade de Negócios da UPS Supply Chain e, recentemente, assumi também a área Comercial da UPS Small Package.
Empregos.com.br – Nesse processo de crescimento profissional quais foram as suas principais bases?
Rihan – Objetivos claros e muita disciplina. É muito importante traçarmos metas e objetivos a médio e longo prazo. É comum durante a vida profissional termos vários caminhos a percorrer, no entanto, só tomamos a decisão certa quando sabemos para onde queremos ir e onde pretendemos chegar. Com relação à disciplina, é muito importante cumprirmos com nossos compromissos e responsabilidades para construirmos credibilidade.
Empregos.com.br – Como surgiu a oportunidade de trabalhar na UPS?
Rihan – Eu iniciei as minhas atividades na UPS por meio da aquisição da Fritz Companies pela UPS, onde iniciei minha carreira em 1992 como estagiário.
Empregos.com.br – Em seu caso, ao que se deve a procura por uma posição profissional. Qual fator agiu como atrativo nessa escolha?
Rihan – A posição profissional é uma conseqüência e não uma procura. É uma conseqüência de um conjunto de fatores como ética, resultado, credibilidade, disciplina, respeito ao próximo, entre outros. O atrativo na escolha é fazer o que se gosta e acreditar mais do que qualquer outra pessoa no sucesso da sua empresa, do seu departamento, dos seus colegas, que conseqüentemente será o seu sucesso individual.
Empregos.com.br – Quais as principais habilidades que um profissional que trabalha com vendas precisa ter? O que atualmente é preciso para se destacar nessa área? Rihan – Construir credibilidade com seus clientes, com a empresa e com seus colegas. Credibilidade se constrói cumprindo prazos, honrando compromissos firmados e estabelecendo expectativas corretas tanto para o cliente quanto para a empresa. O profissional que trabalha com vendas tem que representar bem tanto a empresa que trabalha quanto o cliente que atende. Um bom profissional de vendas precisa ter em mente que o resultado não vem por si só ao seu encontro, cabe a ele buscar.
Empregos.com.br – Fale um pouco da da rotina do varejo com que trabalha.
Rihan – É um mercado exigente, bastante técnico e que exige precisão e ótimo planejamento.
Empregos.com.br – Como foram suas experiências internacionais dentro da UPS?O que acrescentaram para você profissionalmente e quais os reflexos que percebeu em seu dia-a-dia?
Rihan – Eu tive a oportunidade durante dois anos de passar, a cada 45 dias, 20 dias nos Estados Unidos. Além de participar de feiras internacionais, visitava várias empresas em todo território norte-americano, as quais tinham relações comerciais com Brasil ou tinham interesse em ter. Profissionalmente , eu passei a ter uma visão mais ampla e estratégica. Eu tive a oportunidade de compreender as necessidades e expectativas com relação ao Brasil e a importância da precisão e assertividade dos planejamentos para toda uma cadeia.
Empregos.com.br – O que a experiência de ter trabalhado em realidades diferentes em uma mesma empresa acrescentou para você?
Rihan – A experiência me ajudou a entender que apesar do mundo dos negócios ser igual para todos, a forma em tratar o mesmo é diferente em diversas regiões do Brasil, o que faz com que o Brasil tenha o melhor de todos os mundos em um só.
Empregos.com.br – Quais as responsabilidades da supervisão? De liderar equipes? Rihan – A responsabilidade da supervisão é certificar que todos estão executando suas responsabilidade e que estão sendo bem sucedidos. Desta forma, é importante existirem planos mensuráveis para que, por meio de revisões regulares, as pessoas executem os planos e tenham um senso de direcionamento e de desempenho. Desta forma, a responsabilidade passa a ser de todos. Um bom líder não tem resultados por que mandou alguém fazer algo, mas sim por que o fez querer fazer.
Empregos.com.br – O que é preciso entender da empresa como um todo para desenvolver novos projetos?
Rihan – É primordial sabermos onde estamos e definirmos onde queremos chegar. Com base nestas informações, partimos para o desenvolvimento de projetos que definem de que forma vamos alcançar os objetivos traçados. Dependendo do projeto, pode exigir mobilização de diversas áreas da empresa, o que nos coloca sempre em posição de consenso e união na execução bem sucedida dos mesmos.
Empregos.com.br – Como lida com desafios, eles são importantes para você?
Rihan – Quem não gosta de desafios, não gosta de vendas. Desafio é a motivação do negócio e faz parte de vendas. Vencer um desafio é celebrar uma vitória. Não ter desafios nos leva a ficar onde estamos e muitas vezes a perder espaço.
Empregos.com.br – Fale um pouco sobre a UPS e suas aspirações?
Rihan – A UPS é uma empresa centenária, visionária, que transformou o fluxo de mercadorias entre as mais longas distâncias, por meio das mais variáveis normas aduaneiras no mundo, em algo simples e preciso. Com o objetivo de simplificar o comércio, investiu em veículos, aeronaves, empresas de logística, empresas aduaneiras, empresas de agenciamento de carga e inclusive em um banco ao longo destes 100 anos. A UPS é hoje uma empresa que tem condições de transportar mercadorias expressas na modalidade de courier e carga, agenciar transportes internacionais por via aérea, marítima e rodoviária, atuar em várias aduanas, fornecer seguro de carga internacional, gerenciar logística de peças para pós-vendas, além de financiar, com nosso banco, algumas operações internacionais.
Empregos.com.br – Quais são seus próximos planos de crescimento pessoal e profissional?
Rihan – Uma experiência internacional, seja ela fora do Brasil ou a partir do Brasil.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.