19 / 02 / 2019

O que você precisa saber antes de procurar vagas de emprego?

Prepare-se para as vagas de emprego da forma correta! Veja as dicas que preparamos para você decolar na carreira!
por
http://www.empregos.com.br

Manter o foco e se preparar bem antes de procurar vagas de emprego é imprescindível para quem quer se dar bem no mercado de trabalho. Mas você sabe o que é preciso ter em mente antes de se candidatar a uma vaga? Primeiro, é necessário considerar que existem diversos fatores que influenciam na triagem do seu currículo pela empresa. Para isso, é fundamental que você saiba como proceder e se destacar na frente dos outros candidatos.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda como deve se preparar antes de procurar uma vaga. Não deixe essa chance escapar e seja protagonista da sua vida profissional. Estamos aqui para te ajudar!

Como me preparar antes de procurar uma vaga?

Não deixe tudo para última hora! Para conseguir melhores oportunidades e chegar mais confiante para a entrevista de emprego, mantenha-se atualizado e tenha sempre em mente os objetivos que pretende alcançar. Confira as dicas abaixo e aumente suas chances de achar o emprego que deseja!

Adéque seu currículo

Você costuma enviar o mesmo currículo para todas as empresas que se candidata? Se sua resposta for sim, está na hora de mudar esse hábito! A triagem desse documento é uma das partes mais importantes realizadas pelas empresas. Por isso, é importante saber exatamente o que é colocado nele e de que forma isso será feito.

Em primeiro lugar, se você está fazendo um currículo para determinado cargo de uma companhia, coloque no objetivo do documento apenas a função que quer se candidatar. Em seguida, liste somente as suas experiências profissionais que tenham a ver com a vaga desejada. Evite colocar algo que não esteja de acordo com o solicitado pela empresa, pois isso não contribuirá para sua contratação.

Outro ponto que deve ser seguido é evitar alguns excessos, como números de documentos pessoais. Não é preciso colocá-los no currículo, até mesmo por uma questão de segurança. A empresa os solicita em caso de contratação, mas na triagem de seleção não se faz necessário.

Faça uma carta de apresentação

Ao enviar um currículo por e-mail, evite colocar apenas o anexo do documento sem nenhuma mensagem, isso não é bem-visto pelas empresas. Sempre que possível, personalize essa mensagem. Envie um texto ou uma carta de apresentação, no corpo do e-mail, falando um pouco mais sobre seu perfil profissional.

A carta de apresentação pode auxiliar e despertar o interesse do recrutador para a leitura do seu currículo. Faça-a de maneira objetiva para não correr o risco de errar na elaboração desse documento.

Invista em networking

Hoje, não podemos negar a importância que uma boa rede de contatos profissionais para a carreira de qualquer pessoa. Construa sua rede online e offline e fale com pessoas que tenham a mesma afinidade profissional que a sua ou trabalham em empresas na qual você também tem interesse.

Tais atitudes ajudam muito quem está a procura de vagas de emprego. Esse seu amigo, ao saber que você está desempregado e que tem o perfil adequado para a empresa que trabalha, poderá indicá-lo para seu chefe. Dessa forma, o caminho até a conquista pelo novo cargo fica bem mais curto, já que, através da indicação, é notado que você é uma pessoa de confiança e que vai desempenhar bem a função requisitada pela companhia.

Treine para as entrevistas de emprego

Sabemos que o nervosismo é uma companhia constante nas entrevistas de emprego. Entretanto, é possível evitá-lo. Para isso, vamos apresentar uma lista das 5 perguntas mais frequentes em processos seletivos. Assim, sua confiança deve aumentar ao treinar apenas respostas positivas que o favoreçam em sua contratação.

  • O que levou você a se candidatar para essa vaga?
  • Qual foi sua maior conquista no trabalho?
  • Diga duas qualidades e dois defeitos seus.
  • O que o diferencia dos outros candidatos?
  • Qual sua pretensão salarial?

 

Algumas dessas perguntas podem parecer complexas. No entanto, é mais simples do que parece. Basta que se concentre bem no que vai falar e haja de maneira natural e sincera para que suas chances profissionais aumentem cada vez mais.

Pesquise sobre a empresa que deseja trabalhar

Antes de buscar uma vaga de emprego, é importante que você já tenha em mente como é a empresa para onde você vai enviar o currículo. Dê uma pesquisada na internet sobre a companhia. Essa dica é fundamental até mesmo para que saiba se você realmente tem o perfil que a empresa procura.

Além disso, pesquisar sobre o histórico da empresa, a cultura da companhia e os serviços oferecidos por ela pode te ajudar também na hora da entrevista. Muitos recrutadores perguntam ao candidato sobre o que ele conhece da empresa. Ter essa resposta em mente pode te ajudar a causar uma ótima impressão. Lembre-se: tudo é analisado durante um processo seletivo.

Onde posso procurar vagas de emprego?

Agora que você já está bem preparado para procurar vagas de emprego, é só colocar a mão na massa! A internet pode ser uma ótima ferramenta para começar a pesquisar oportunidades no mercado de trabalho.

A primeira dica é sempre estar atento às redes sociais das empresas que são do seu interesse. Além de conhecer um pouco mais do cotidiano e a cultura da organização, muitas oferecem links e divulgam suas vagas por esses portais. Grupos de divulgação em redes sociais também são ótimos para conectar pessoas e aumentar sua rede de contato.

Outra sugestão de busca é se cadastrar em plataformas digitais que divulgam vagas de emprego. Portais especializados em conectar recrutadores e candidatos podem ampliar suas chances de conseguir um emprego na área que deseja.

No site Empregos.com.br é possível encontrar diversos benefícios, como artigos sobre o mercado de trabalho, dicas para melhorar sua carreira e mais de 120 mil vagas de emprego em todo site. Através do contato direto com a empresa recrutadora, o portal pode te ajudar a encontrar a vaga ideal para o seu perfil.

E aí, gostou da dica? Então cadastre-se e fique cada vez mais perto de sua recolocação profissional. Estamos com você nessa jornada! Sucesso!

Esta matéria ajudou você?

+ 156 pessoas ajudadas
Topicos: Vagas de emprego

Comentarios