O que dizer quando o entrevistador perguntar “por que deve me contratar”?

Gostaria primeiramente de parabenizar pelo excelente conteúdo desse site. Com certeza de utilidade ímpar para aqueles que estão à procura de um novo emprego?
por
http://www.empregos.com.br

Gostaria primeiramente de parabenizar pelo excelente conteúdo desse site. Com certeza de utilidade ímpar para aqueles que estão à procura de um novo emprego?

Muitas dicas são apresentadas de como se portar numa entrevista, o que responder, o que não perguntar, como se vestir, etc. Porém, sempre há uma pergunta crucial realizada pelos entrevistadores geralmente no final do encontro, e é a seguinte: “me diga, sucintamente, por que eu devo lhe contratar? No que você é diferente dos demais candidatos?”. E geralmente as pessoas não sabem bem o que dizer. Gostaria de um apoio sobre como proceder em tal situação./p>

Grato pela atenção,
Fídias Martins/p>

Resposta

Prezado Fídias,

Realmente esta é uma questão que aterroriza muitos candidatos em processos seletivos, e o motivo é bastante simples: a maioria deles não sabe a resposta. Não sabem explicar por que deveriam ser contratados nem em que se diferenciam de outros candidatos.

Muitos ainda têm medo de responder a esta pergunta e parecerem pretensiosos ou arrogantes e, por este motivo, se limitam a dizer poucas coisas que dificilmente fariam o entrevistador entender que existe realmente alguma diferença nestes candidatos.

Sendo assim, qual a melhor forma de responder a esta pergunta sem cair nestas armadilhas?

Existe uma palavra chave para isto: entusiasmo!

Quando o candidato fala de características positivas suas, demonstrando entusiasmo, dificilmente ele parecerá arrogante ou pretensioso.

E não pense que existe outra forma de responder a esta pergunta, sem falar sobre você! Afinal de contas, o entrevistador quer saber por que você é especial.

E você deve pensar nisto, de preferência antes da entrevista.

O que faz de você o candidato certo para a vaga? Primeiro, você deve conhecer bem a vaga, para saber isto. Tente imaginar as características que o candidato deve ter para ocupar aquela vaga, naquela empresa. Quanto mais informações você tiver, melhor. Se não souber de detalhes ainda, pois o entrevistador não falou muito ao telefone, pesquise na internet, procure amigos que conheçam a empresa. Procure saber o cenário em que a empresa está e como você se enquadra nele.

Se nada disso for possível antes da entrevista, ok, não se desespere.

Pense em algumas características suas que sempre foram diferenciais, independentemente do ambiente no qual você estava inserido. Não se esqueça que a maioria das empresas, para a maioria dos cargos, pensa em resultados atingidos. Sendo assim, pense nos resultados que você conseguiu em seus últimos empregos. Procure entender como isto o ajudou em sua carreira e nos cargos que você ocupou.

Assim, na hora da entrevista, procure questionar o entrevistador sobre os detalhes da área em que você irá trabalhar e quais os principais desafios que o cargo terá.

Aí é só fazer um link com a sua experiência e, provavelmente, você encontrará coisas em comum entre o que é necessário para a posição e o que você tem a oferecer. Mas lembre-se que você deve ser sincero com o entrevistador e consigo mesmo. De nada adianta mentir sobre como pode ajudar e depois não conseguir sustentar. Atitudes assim poderão prejudicá-lo no futuro e certamente o farão infeliz por estar trabalhando com algo que não se sente à vontade.

E não se esqueça de que uma boa dose de entusiasmo contamina qualquer um!

Boa sorte!

Priscila Mendes

Esta matéria ajudou você?

+ 385 pessoas ajudadas

Comentarios