Carreiras | Empregos

É muito comum o entrevistador fazer a seguinte pergunta: “Por que trabalhar na empresa X?” ou “O que o leva a querer trabalhar na empresa X?” Tenho dificuldade em responder, qual a melhor forma?
Obrigado
Julio Cesar Moraes
Criciúma/ SC
Resposta

Caro Júlio,
Excelente pergunta a sua! Muitas pessoas ainda têm dúvida quanto a isto e
considero esta uma das principais questões numa entrevista.
Pense na seguinte situação: dois candidatos estão participando de um processo seletivo. O primeiro deles, quando recebeu a ligação, não entendeu bem o nome da empresa mas não se preocupou com isto. Foi para a entrevista, respondeu a todas as questões, falou sobre si mesmo e foi embora.
O segundo deles, quando recebeu a ligação, perguntou o nome da empresa e pediu que a entrevistadora soletrasse para que ele pudesse ter certeza de que entendeu corretamente. Fez uma busca na internet, encontrou vários dados interessantes, sobre nacionalidade, porte, tipo de negócio, número de funcionários. Procurou saber com as pessoas ao seu redor se alguém conhecia a empresa e o que achavam dela e aí teve certeza de que seria um excelente lugar para se trabalhar.
Quando essa pessoa chegou na entrevista, seu entusiasmo era claramente maior. Enquanto a entrevistadora falava sobre a empresa, ele complementava com dados que havia tomado conhecimento em sua busca anterior à entrevista. Era muito mais fácil para ele colocar como poderia ser útil à empresa, pois sabia qual era seu negócio e conseguia fazer um paralelo com suas experiências e seus conhecimentos.
Este simples exemplo demonstra a diferença entre um canditato bem preparado e outro nada preparado. O primeiro não estava preocupado com a empresa, somente consigo mesmo. O segundo, não estava preocupado somente consigo, mas também em como poderia ser útil e crescer juntamente com a empresa. Quando perguntado ao segundo candidato porquê ele gostaria de trabalhar naquela empresa, a resposta estava na ponta da língua; ele sabia detalhes da empresa e o porquê ela lhe interessava tanto.
Você só poderá responder a essas perguntas que mencionou se tiver informações a respeito. Portanto, esta busca de dados antes da entrevista é muito importante. A partir do momento em que você tiver informações sobre a empresa, você poderá analisar como sua experiência e seus conhecimentos se encaixam nas necessidades da empresa e este por si só já é um bom motivo para trabalhar lá. Claro que a visão que outras pessoas têm da empresa também pode ser um fator importante. Nada impede que você diga que conhece alguém que trabalhou lá e ouviu falar muito bem da empresa (se for este o caso), ou ainda que por todas as informações que você coletou, percebeu que é uma empresa sólida e muito bem vista no mercado.
Porém, mais uma vez, é fundamental ser sincero consigo mesmo: caso no momento da busca você perceba que esta empresa não está adequada ao que você está buscando, pergunte-se se vale a pena continuar no processo seletivo. Apesar de estarmos vivendo um momento em que a oferta de vagas é menor do que a procura, é sempre importante considerar fatores como bem-estar, qualidade de vida e satisfação pessoal. Um provérbio antigo já dizia: “Descubra o que você realmente gosta de fazer e nunca mais terá que trabalhar na vida”.
Boa sorte!
Priscila Mendes
Consultora

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.