Carreiras | Empregos

Autor (a): Wendy Gelberg
Editora: Thomas Nelson
Páginas: 136
Preço: R$19,90
A pesquisadora e consultora de carreiras Wendy Gelberg realizou uma pesquisa com um grupo de pessoas que se diziam tímidas ou introvertidas, com a média de idade de 30 anos e moradores de nove estados dos EUA. Os resultados deste estudo foram descritos no livro “O introvertido de sucesso”, que acaba de chegar ao país pela Thomas Nelson Brasil.
Wendy se concentrou no que é crucial para quem é introvertido ou tímido, proporcionando informações específicas para esta população. Além disso, a autora incluiu tendências de mercado, muitas delas inéditas, ou pouco detalhadas, para o grande público. “A minha proposta ao escrever o livro foi a de ajudar os tímidos e os introvertidos a desenvolverem habilidades apropriadas para cada situação, sem que eles deixem de ser quem são”, justifica a autora.
O livro é dividido em três seções. Na primeira, intitulada “Fundamentos”, Wendy elenca características de pessoas tímidas e as diferenciam das características dos introvertidos. Na seção II – “Busca de Emprego e Transição de Carreira”, a autora apresenta alguns tópicos para que as pessoas que se encaixam no público alvo do livro possam se sobressair em processos seletivos, encontrar liderança, criar um currículo de efeito, participar de entrevistas, networking etc. Por fim, na última seção, Wendy recapitula os pontos fortes dos quais os introvertidos podem sentir orgulho.
Dicas

Tanto o introvertido quanto o tímido se defrontam com barreiras bastante particulares no processo de procura por um emprego, sobretudo no que diz respeito às habilidades sociais. Para derrubar de vez estes obstáculos, Wendy dá uma série de dicas para os tímidos e introvertidos alcançarem o sucesso.
A internet é um destes artifícios para que eles possam chegar lá. “Desde meados dos anos 90, a internet vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento profissional. Quem é tímido ou introvertido costuma aproveitar da comodidade dos processos on-line para publicar currículos e conduzir grande parte de suas busca respondendo a anúncios na rede. No entanto, essa estratégia funciona melhor quando é combinada com ações focadas nas empresas que sejam alvo do tímido ou a disponibilização de currículo em bancos on-line de talentos”, explica.
Outra dica dada pela autora é investir num currículo atraente que evitem exageros e decepções. “Para fazer bonito, o currículo não precisa ser pomposo ou prolixo. De fato, tais características costumam ser contraprodutivas. Na verdade, um currículo de efeito inclui estratégia na seleção e na localização de informações, de acordo com o seu objetivo que é levá-lo a uma entrevista. Ele deve acentuar o positivo, ressaltar seus pontos fortes e causar uma excelente primeira impressão, qualquer coisa além disso é excesso e deve ser evitado”, exemplifica.
Boa leitura!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.